Quem segue o mundo da animação japonesa sabe que os japoneses conseguem fazer uma série sobre qualquer assunto. Poderíamos fazer uma lista infindável de séries estranhas, mas para não perdermos muito tempo fica como exemplo Lucky Star que é simplesmente um anime sobre absolutamente nada.
Para juntarmos à lista dos animes estranhos ou atípicos temos Shirokuma Cafe (しろくまカフェ, lit. Café do Urso Polar) produzido pelo Studio Pierrot e baseado no manga Shirokuma Cafe: Organic Foods & Drinks da autoria de Aloha Higa, publicado desde 2006 na revista Shogakukan’s Flowers.
A história começa com um panda que dedica seu tempo para descansar e comer bambu, actividades que adora mas que a sua mãe não vê com bons olhos, por isso, obriga-o a ir procurar emprego. Na sua jornada encontra um café que nunca tinha reparado mesmo sendo perto de sua casa.
Lá dentro encontra Shirokuma, o dono de um café que é nem mais nem menos do que um urso polar que adora trocadilhos e que vê neste seu estabelecimento uma forma de realização pessoal. Tem como cliente regular um pinguim que consome Café Moca (uma variante do café com leite) como se não houvesse amanhã e outros clientes animais habituais e pessoas, que se sentem atraídos pelo magnetismo carismático daquele café.
Panda encontra trabalho no zoológico do senhor Handa e faz-se cliente assíduo da cafetaria, onde trava amizade com o dono do café, um pinguim, a nova empregada Sasako e outros colegas de trabalho do zoo.
É assim que arranca esta atípica série de comédia onde embora todas as situações sejam protagonizadas por animais elas são extremamente humanas. Os gags são bastante engraçados e não necessitam de recorrer a extraordinários. Basta vermos como a própria vida é ou pode tornar-se.
Uma nota curiosa e não muito habitual é os temas de abertura e de encerramento terem imensas versões. Temos três músicas para o tema de abertura interpretados por JP (1-26), Clammbon (27-38) e Saki and Rie Fu (39-50) e doze músicas para o encerramento da série todas com um artista diferente a intepretá-los (se não me falha a memória).
Hiroshi Kamiya (Levi em Shingeki no Kyojin) interpreta um dos temas e dá voz ao Pinguim, Jun Fukuyama (Lelouch Lamperouge em Code Geass: Lelouch of the Rebellion) encarna o papel do Panda, e o papel principal do Urso Polar ficou com Takahiro Sakurai (Kira Izuru em Bleach).
Shirokuma Cafe conta com 50 episódios produzidos por Mitsuyuki Masuhara (Chi’s Sweet Home e Kobato) de passou na televisão japonesa (TXN – TV Tokyo) entre Abril de 2012 e Março de 2013 e também foi transmitido pelo website Crunchyroll onde pode ainda ser visto.
Escrito por: Fernando Ferreira