Quando a “cuisine” francesa foi introduzida no Japão por volta do Período Meiji, os “chefs” tentavam dar o seu melhor para criarem autênticas iguarias, mas os japoneses não se deram muito bem com alguns dos ingredientes usados de forma excedente com o caso da manteiga, da farinha ou dos cremes. Face a esta situação os “chefs” começaram a experimentar as receitas estrangeiras com os ingredientes locais – como por exemplo o arroz.
No ínicio do século XX, mais precisamente em 1902, um restaurante ocidental chamado Renga-Tei que ficava em Ginza (conhecido distrito pela sua zona comercial) na cidade de Tóquio começa a servir um prato chamado Omuraisu, prato esse que originalmente tinha sido criado para encher os estômagos dos empregados de cozinha do restaurante.
Omuraisu tem o seu nome de uma contracção entre duas palavras inglesas pronunciadas à japonesa: omelet (Omu-let) e rice (Raisu), ou seja omolete e arroz. A sua confecção é rápida e fácil, e para o caracterizarmos podemos dizer que é arroz embrulhado em omolete decorado com ketchup (que só foi introduzido após a Segunda Grande Guerra pelos americanos).
Ainda hoje, o Omuraisu é um prato muito popular no Japão, em particular entre as crianças, jovens e aos chamados trabalhadores de colarinho branco. Devido à sua popularidade facilmente encontramos este prato em quase todos os restaurantes japoneses.
Para 2 pessoas:
– 3 chavenas de arroz (já cozido)
– 1/2 cebola gorda cortada
– 4 cogumelos grandes inteiros em lamelas
– 5 ou 6 ovos
– 1/2 chávena de ketchup
– Presunto, de toucinho ou bacon em pedaços q.b
– Leite
– Manteiga para a cozedura do arroz e omelete
Preparação:
– Pôr numa frigideira um bocado de manteiga, o arroz cozido, o presunto (pode ser substituído por frango desfiado), a cebola cortada e os cogumelos laminados (se não gostarem de cogumelos não os coloquem).
– Misturar tudo e fazer saltar os ingredientes em lume forte, em seguida temperar (sal, pimenta, molho de soja…)
– Deitar o ketchup q.b na preparação e misturar até que fique bem homogénea e avermelhada.
– Bater os ovos e verter a preparação para omelete numa frigideira untada com manteiga.
– Com os hashi (em português os pauzinhos), afastar regularmente a omelete do bordo para o centro. Podem juntar algumas gotas de leite sobre omelete enquanto estão a fazê-la, por isso esta opção fica ao gosto de cada um.
– Quando omelete estiver pronta, desligar o fogão e colocar o preparado de arroz, carne, cebola e os cogumelos por cima da omolete.
– Inverter a omolete por cima do arroz aos poucos de forma a que o preparado fique mais ou menos “escondido”.
– Em seguida colocar a omolete sobre um prato e decorá-la com um pequeno desenho ao ketchup.
Ittadakimasu!!!
Como nota final, recomenda-se comer o Omuraisu com colher isto porque sabe muito melhor do que usar a tradicional faca e garfo.
Escrito por: Fernando Ferreira
Yakimeshi | NIJI zine
[…] Sendo o prato rápido de preparar e de grau dificuldade fácil, o yakimeshi rapidamente se popularizou no Japão tornando-se num deliciosa iguaria em especial para as crianças quando é feito numa das outras versões, o omuraisu (ver artigo). […]