“Está decidido: vou ao Japão.” Seja por um estágio, um semestre na universidade ou uma viagem de turismo mais prolongada, ir ao Japão é uma coisa que precisa de ser planeada com antecedência.
Nestes preparativos é importante ter em conta diversos aspectos do destino, como vamos àquele sítio ou como tirar o melhor partido de uma determinada experiência. O Japão não é um país que uma pessoa possa visitar fora de agência de viagens sem investir numa etapa de “aprendizagem”.
Coisas que nos são tão corriqueiras como usar os transportes públicos, escolher onde almoçar, movimentarmo-nos no espaço ou interagir com as pessoas e produtos numa loja são completamente diferentes em relação a Portugal.
Por ter estado no Japão por duas vezes, e nenhuma delas na forma de turismo de agência de viagens, gostaria de partilhar algumas coisas convosco. A minha estadia mais recente foi de três meses, de meados de Agosto de 2012 a meados de Novembro, e para a planear detalhadamente demorei muitos mais. Espero que o que descrevo vos ajude a imaginar como seria estarem no Japão e que vos poupe algum do trabalho que é preciso fazer para estes preparativos.
Indíce
Antes de viajar
- Parte 01 – 4 mitos sobre o japonês
- Parte 02 – Cartões de Visita
- Parte 03 – Linguagem corporal e comunicação
No Japão
- Parte 01 – A Saúde no Japão
- Parte 02 – Viajar de Comboio
- Parte 03 – Onde comer?
- Parte 04 – Viajar de Autocarro
- Parte 05 – Onsen
- Parte 06 – Roupa e calçado
- Parte 07 – Uniformes
- Parte 08 – Sentar-se em estilo japonês
- Parte 09 – Levantar dinheiro e enviar encomendas
- Parte 10 – O uso correcto dos pauzinhos – Hashi
- Parte 11 – Home Stay, Hotéis, Residências e Aluguer de casa
- Parte 12 – Viagem a Tóquio (Parte I)
- Parte 13 – Viagem a Tóquio (Parte II)
- Parte 14 – Viagem a Quioto (Parte I)
- Parte 15 – Viagem a Quioto (Parte II)
Depois da viagem
- Parte 01 – Sayonara
O Guia de Sobrevivência | Um longo Verão no Japão …
[…] http://www.clubotaku.org/niji/guia-de-sobrevivencia/ […]
Nuno dos Santos
gosta de saber se existe em portugal alguma “associaçao” ou sitios para conhecer pessoas japonesas pois adora a sua cultura.
Atenciosamente
Nuno dos Santos
Ângela
Não conheço “associações” mas se tens facebook podes passar nalguns grupos como o Amigos do Japão ou o Portugal e Japão, já que existem vários membros japoneses que falam inglês e alguns até falam português. Mesmo que os posts em si não te interessem muito é sempre um bom sitio para formar contactos.
Inês
Sim. Por favor contactar umlongoveraonojapao@gmail.com para mais informações.
Ana lara de
Ana lara eu