Loading...
CulturaSociedade

Kanamara Matsuri

Pelo nome parece uma homenagem ao filme de culto Tetsuo de Shiniya Tsukamoto, mas o Kanamara Matsuri (Festival do Pénis Metálico, em português) é uma celebração xintoísta em honra à fertilidade que é festejado anualmente todas as primaveras em Kawasaki, Japão.

A data da festividade pode variar, mas a celebração principal acontece sempre no primeiro domingo do mês de Abril. Como anteriormente referimos, esta festividade tem como tema principal a veneração do pénis, e onde este se encontra omnipresente durante toda a época festiva e inclusive num mikoshi (uma espécie de templo portátil).

1

Durante o período Edo (início de 1600) Kawasaki tornou-se uma cidade importante, por ser tão perto da capital (apenas um rio separa Tóquio a Kawasaki). A cidade de Kawasaki também era uma das últimas paragens para os viajantes entre Tokaido e Edo (actualmente Tóquio) e outros destinos ocidentais. Sendo então esta cidade um ponto de passagem assim como uma área turística boa, Kawasaki decidiu apostar numa actividade de lazer para os viajantes cansados. A solução foi a criação das famosas casas de chá, onde não só vendiam o precioso nectar para os japoneses como também havia espaço para conviver por um tempo limitado com jovens mulheres.

2

Nessa altura, as prostitutas locais começaram a visitar o Templo Kanayana para pedirem a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. O Templo também era visitado por outras pessoas que vinham fazer as suas preces e rezas para serem férteis ou terem sucesso nos negócios e na vida. O templo passava nesta altura a simbolizar a protecção divina para a prosperidade dos negócios, do casamento e da harmonia entre casais.

Mas a história que deu origem a esta festividade é associada a uma lenda sobre um demónio de dentes afiados que se escondia dentro do órgão sexual (vagina dentata) de uma mulher jovem. Durante a noite após o casamento com o jovem, o diabo castrou-o. Para se vingar o jovem pediu a um ferreiro que lhe construísse um falo de metal para quebrar os dentes ao demónio. E foi assim que a lenda perdurou atá aos nossos dias.

3

Actualmente este festival além de ser uma enorme festa onde as pessoas podem tirar fotos com o pénis gigante cor de rosa, montar o pénis em forma de canhão, comprar doces e esculpir vegetais em forma de falos, mascararem-se de pénis, entre outras coisas, o Kanamara Matsuri tem também uma acção de beneficiência, pois os lucros da festa são doados para a pesquisa do vírus da Sida.

Devido à excentricidade do festival a cada ano que passa o Japão é cada vez mais visitado por turistas de todo o mundo para satisfazerem a sua grande curiosidade.

Escrito por: Fernando Ferreira

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.