Loading...
ArtigosSociedade

Shinkansen

A primeira linha do comboio de alta velocidade no Japão começou a ser construída no ano de 1959, mas só 5 anos mais tarde é que se efectuou a viagem inaugural entre Tóquio e Osaka no ano de 1964 e pouco tempo antes da realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Com mais de quatro gerações o Shinkansen (que traduzido literalmente para português significa nova linha principal), nome que os japoneses dão a este comboio rápido mudou completamente a fisionomia dos caminhos de ferro japoneses.

A primeira geração deste meio de transporte começa em 1962, com dois protótipos de comboio pronto para andar a velocidades por volta dos 260 km/h; dez anos mais tarde a velocidade aumenta para os 319km/h devido aos novos tipos de motores mais potentes. A terceira geração, denominada série 100, entra em funcionamento em 1986; e por fim a quarta e actual geração com o protótipo b1989b, que se caracteriza por ser mais pequeno que as versões anteriores, motores trifásicos e um design frontal diferente e muito mais aerodinâmico que permite rapidamente alcançar velocidades elevadíssimas.

Normalmente o Shinkansen é composto por dezasseis carruagens cada uma delas medindo aproximadamente 25m, o que faz com que existam comboios com mais de 400m de comprimento. Por este motivo as estações que recebem e vêem partir o Shinkansen são extensas.

Apesar da grande velocidade que os Shinkansen atingem é raro acontecerem acidente no Japão, este facto deve-se à periodicidade com que a rede ferroviária é vista para que caso seja necessárias obras elas aconteçam imediatamente. Os acidentes que têm acontecido com o Shinkansen estão relacionados com suicídios de pessoas que saltam para a linha de comboio.

Para evitar também que isto aconteça a JR (Japanese Railway, empresa que gere as linhas ferroviárias do Japão) instalou umas barreiras que impedem que os passageiros de alcançarem as linhas. Outro dos aspectos de segurança é o sistema de detecção de terremotos que actua imediatamente assim que regista a possibilidade de um e bloqueia a circulação dos Shinkansen.

Actualmente a rede ferroviária japonesa transporta mais de 750.000 pessoas diariamente.pelas mais de 125 linhas que cobrem quase todo o arquipélago e estão divididas em 3 grandes grupos: Shinkansen (Tokaido Shinkansen, Sanyo Shinkansen, Tohoku Shinkansen, Joetsu Shinkansen, Hokuriku Shinkansen, Nagano Shinkansen, Kyushu Shinkansen) que são os itenerários principais; Mini-Shinkansen (Yamagata Shinkansen e Akita Shinkansen) e outras duas linhas que apesar de não serem classificadas como linhas Shinkansen usam os mesmo serviços que as anteriores.

Como nota de curiosidade, o primeiro descarrilamento de um “Shinkansen” ocorreu no ano de 2004 em simultâneo com o terramoto de Chuetsu. Apesar do aparato do acidente não houve vitimas, apenas danos materiais.

Autor: Fernando Ferreira

One comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.