Loading...
ArtigosCultura

Kamon

Os brasões de armas das famílias japonesas nascem no século XI para identificar a nobreza e os samurais. A palavra japonesa para estes brasões é Kamon (KA significa família com árvore genealógica e MON emblema ou brasão).

Nos tempos antigos, apenas as famílias nobres ou samurais tinham brasões de armas e foi-lhe autorizada a poderem ter um nome e um sobrenome, enquanto a população de “normal” apenas tinha direito ao nome. Após o período Meiji, essa autorização passou a ser geral, permitindo que os Kamon facilmente se espalhassem por todo o Japão.

Estes brasões foram e ainda são muitas das vezes usados como elemento decorativo dos quimono ou do Furoshiki (uma arte japonesa que é usada para embrulhar presentes, ver artigo aqui).

Existem algumas regras que devem ser respeitadas no uso destes distintivos familiares. Umas dessas regras permite a qualquer pessoa, em especial, a geração mais nova se quer continuar o brasão de família ou mudar e criar um novo. No caso de um casal, ambos os cônjuges podem usar os seus Kamon, no entanto, se a mulher morrer, será mostrado o Kamon pertencente à família do marido.

Um dos brasões mais conhecidos é o da Família Imperial tem um Kamon que representado por um crisântemo de 16 pétalas. Este Kamon praticamente nunca foi usado por outras famílias como forma de respeito, embora tenham havido algumas excepções históricas.

A popularidade dos emblemas caiu com o fim do sistema feudal, especialmente depois da Restauração de Meiji, em 1868. Depois do estabelecimento da Nova Constituição, as pessoas tornaram-se mais interessadas em realizações individuais do que manter sua linhagem.

Actualmente, o Kamon é frequentemente utilizado como um elemento de moda no vestuário ou os diferentes acessórios (carteiras, malas, brincos). Este uso dos símbolos “heraldicos” está tão em voga que existem algumas marcas e ateliers de design a criarem novos kamon com uma linguagem moderna e colorida e utilizá-los noutros suportes como por exemplo maços de tabaco.

Autor: Fernando Ferreira

15 comments
      1. t3tsuo

        Nós não somos peritos em Kamon, por isso, não somos a melhor fonte de informação sobre este assunto.
        Apenas escrevemos um artigo sobre os Kamon para dar a conhecer ao fãs do Japão e da cultura japonesa.

  1. Jão

    Só existe a possibilidade de usar se você casar com a pessoa e adquirir o sobrenome dela, no Japão isto só pode se na linhagem dela não houver herdeiros homens. Ocidentais também seu kamon! Mas no caso são os brasões, em Portugal tem uma instituição que procura seu sobrenome e acha o brasão.

  2. Carolina

    olá, sou de descendente e gostaria muito de descobrir o kamon da minha família, porém só encontro de algumas.
    existe algum lugar em que possa descobrir o da minha família?
    obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.