Loading...
ArtigosManga

Basilisk

Basilisk (Bajirisuku) é um manga em 5 volumes da autoria de Masaki Segawa e Futaro Yamada, editado pela primeira vez no Japão entre 2003 e 2004 e baseado no romance “The Kouga Ninja Scrolls” (Koga Ninpocho, editado em 1958) do premiado Futaro Yamada. Ganhou o Kodansha Manga Award em 2004 para melhor manga geral.

Em 2005, a história original conta com duas novas adaptações: a série de animação com o mesmo título do manga e o filme Shinobi.

A acção decorre no ano 19 do período Keicho (que é parte do período Tokugawa) e, apesar de várias referências históricas que servem essencialmente para definir o contexto, este é um manga assumidamente fantástico como é atestado pelas características sobre-humanas das personagens. Os ninjas dos clãs Iga e Kouga são inimigos mortais há 400 anos mas vêem-se obrigados a respeitar as tréguas forçadas pelo tratado de Hanzo Hattori, chefe dos ninjas do Shogun Tokugawa.

Quando Ieyasu Tokugawa se depara com uma disputa sucessória que pode levar a pesadas baixas no seio do seu próprio clã, dissolve as tréguas e propõe uma luta de 10 contra 10 entre os Iga e Kouga, até à morte, representando cada clã um candidato à sucessão. O vencedor ditará quem irá ser o terceiro Shogun Tokugawa e, como recompensa, a sua supremacia será reconhecida por 1000 anos.

Na verdade, não seria necessário qualquer incentivo para Iga e Kouga entrarem em guerra aberta e, movidos pelo ódio reciproco, de bom grado os chefes dos clãs aceitam imediatamente o romper das tréguas. No entanto, nem todos ficam felizes com o novo estado da situação: Oboro dos Iga e Gennosuke dos Kouga estão apaixonados e tinham grande esperança que a sua união pudesse aproximar definitivamente os dois clãs. Será o seu amor capaz de resistir a esta luta violenta, sangrenta e traiçoeira?

O ponto de partida do enredo é, como se vê, bastante simples. A contagem de sobreviventes para cada lado vai sendo actualizada capítulo a capítulo. Mas, ainda que antecipadamente se adivinhe o desfecho da história, não deixa de ser empolgante descobrir os estratagemas criados pelos talentosos ninjas a fim de aniquilarem o clã rival.

Este é, pois, um brilhante manga de acção, com todo o sangue e ferimentos violentos que se podem esperar. Mas é mais do que isso. Possui também uma forte componente sobrenatural, muito bem transmitida pelo desenho sombrio de Masaki Segawa, com fundos pouco detalhados, quase fluidos. Em contraste com os cenários, as personagens são desenhadas com bastante expressividade, o que permite centralizar nelas a acção e a atenção do leitor.

Assim, ainda que do ponto de vista psicológico as personagens sejam pouco desenvolvidas, o cuidado na sua definição visual possibilita a perfeita identificação de cada carácter, despertando empatia no leitor.

De facto, o poder do desenho neste manga é notável. Há quadros de impressionante força gráfica, seja no retratar da violência ou mesmo num certo erotismo. Por isso, esta obra é capaz de seduzir também aqueles que apreciam manga muito pelo impacto do desenho.
Basilisk é um manga de acção atípico, que não se esgota de todo nessa categoria.

Autor: Ana Francisca Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.