Tentando manter o equilibrio como estudante universitário e um exemplar cidadão japonês, Kai está disposto a arrajar trabalho por qualquer preço. Contudo, a vida para ele não está fácil. Depois de várias entrevistas fracassadas, o seu humor não é o melhor mas tudo muda quando avista uma bonita jovem a tocar violino. Quando termina a música, ele apalude a actuação da jovem e oferece-lhe uma laranja que tinha recedido de um amigo, no entanto, não recebe um agradecimento pela sua generosidade.
Alguns dias depois a convite de um amigo, Kai decide e aceita ir a um “blind date”. Qual não é o seu espanto quando repara que a rapariga é a mesma que tinha visto a tocar violino. No entanto, repara que a jovem Sae tem problemas de audição, mas isso não é motivo para que Kai não comunique com ela.
Doce, musical e absolutamente inspirador Orange Days é um dorama com uma história que facilmente cativa os fãs do estilo drama/slice-of-life.
O dorama tem uma história com uma personagem surda que enfrenta problemas sociais, mas que pretende nos mostrar que mesmo com uma desvantagem social, qualquer um pode alcançar os seus objectivos, indepenedntemente de como a sociedade o vê.. Além dos conflitos pessoas, a história é tão surpreendente e tocante que é díficil ficar indeferente.
Tsumabuki Satoshi e Shibasaki Kou, interpretam os papeis principais deste dorama: Yuuki Kai e Hagio Sae, respectivamente. A química entre os dois actores é perfeita, talvez devido aos rumores que correram na altura que eram um casal. Kai é gentil, atencioso e trabalhador. Sae é um pouco rude para uma bonita menina, mas isso não a impede de ser considerada uma “princesa”. No resto do elenco estão os actores, ainda Shohei (nariyama Hiroki), Ozawa Akane (Shiraishi Miho) e Yashima Keita (Eita).
Por uma das personagens não falar, pode parecer estranho e pensarmos que a história pode não fluir naturalmente, mas não, ao vermos a linguagem gestual sentimos um mar de emoções e praticamente entendemos o que a personagem quer comunicar. Depois de terminarmos a série, de certeza que ficamos a saber um pouco mais da linguagem gestual japonesa.
Apesar do dorama ter uma componente musical clássica, a banda sonora desta série não afasta aqueles que não gostam deste tipo de música. A selecção musical foi cuidada e enquadra-se perfeitamente no espírito da série. Os temas de abertura e de encerramento ficaram a cargo de duas bandas do pop/rock japonês, os Mr.Children com o tema “Sign” e os Orange Range, com “Shanghai Honey”.
O dorama foi transmitido durante Abril e Junho de 2004 pelo canal de televisão TBS. Orange Days é um dorama muito comovente e ao mesmo tempo educacional e recomedado para todas as faixas etárias.
Autor: Fernando Ferreira