Loading...
ArtigosManga

Velveteen & Mandala

Descobri este manga depois de ter lido num sítio da interntet o texto que estava escrito na contra-capa deste manga da autoria de Jiro Matsumomo: “A sublime mistura escatológica de Hayao Miyazaki com Neon Genesis Evangelion”.

Velveteen & Mandala narra a história de duas bonitas jovens (uma loira, outra morena) do secundário e que têm o gosto de lutar contra mortos-vivos nos tempos livres numa Tóquio dispótica. Apesar de serem amigas passam a maior parte do tempo a discutir, comer, e interagir com o Super, um homem que não usa calças nem cuecas – e mantém os mortos-vivos no leito do rio Suginami.

Logo no ínicio sentimos que as personagens são/estão perturbadas, Mandala grita “gravador” como se podesse afastar o mal que a aflige ou protegê-la de algo que desconhece, enquanto mantém Velveteen tem sonhos que não se encaixam com a realidade.

O argumento deste manga não é difícil de seguir, no entanto li-o duas vezes. O motivo para esta segunda leitura é que tem imensos “flashbacks” cheio de reviravoltas e sem avisar. O manga também é visualmente muito denso. Quem olha para a primeira vez para a arte de Matsumoto pode estranhar e não gostar, mas é uma estética mais alternativa e fora dos estériotipos do manga mais “comercial”. Os desenhos parecem esboços e são bastante “sujos”, tal qual alguns locais onde se passa a história, zonas de lixeira, pessoas que vivem em casebres cheios de lixo num autêntico cenário de decadência.

Isso torna a manga um pouco frustrante que você tente descobrir não só porque estes erroneamente “encaminhados” cadáveres são subitamente andando por aí, mas também o que realmente está acontecendo com nossas heroínas cada vez mais instável.

Editado pela editora norte-americana Vertical a meio deste ano (Agosto) e com mais de 300 páginas no sentido japonês, Velveteen & Mandala é um manga engraçado e cómico, mas também é assustador, violento, e profundamente desconfortável, por esse motivo é um título para um público mais adulto.

Autor: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.