Loading...
CulturaSociedade

Setsubun

O dia 3 de Fevereiro no calendário japonês é associado a um dia de celebração. Neste dia comemora-se o Setsubun, que significa literalmente “separação das estações”, mas geralmente o termo refere-se ao Setsubun de Primavera. Em parceria com o Ano Novo Chinês, o Setsubun pode ser considerado como uma espécie de Ano Novo. Esta celebração é acompanhado por um ritual especial que tem como objectivo limpar todos os males no ano anterior e afastar os demónios do novo ano.

O mamemaki, geralmente é conduzido pelo toshiotoko (alguém da família que tenha o signo chinês correspondente ao ano vigente), ou então pelo chefe ou cabeça da família. Outro membro da familia é escolhido para desempenhar o papel de Oni (ogro ou demónio), que veste uma máscara característica e atira grãos de soja torrados, para fora da residência.

Ao mesmo tempo, os outros membros da família cantam repetidamente “Oni wa soto! Fuku wa uchi! (鬼は外!福は内!)”, que significa literalmente “Demónio e má sorte para fora! Sorte na casa!”.

As sementes são lançadas de forma simbólica para purificar a casa, expulsar os maus espíritos e afastar a má sorte e a doença. Outra das formas de trazer boa sorte, é comer grãos de soja, um para cada ano de vida. Ou seja, se a pessoa tem 20 anos, deve comer 20 grãos, após o mamemaki. Isto é apenas uma superstição para trazer sorte à pessoa. Nesta festa folclórica as pessoas divertem-se bastante.

Além dos grãos de soja, outra das tradições deste dia é as pessoas comerem Ehoomaki, um sushi especial. Este sushi deve ser comido de olhos fechados e não pode ser cortado em fatias, pois cortar significa rupturas, separação e fazendo isso podemos cortar a sorte. A acompanhar este Ehoomaki, são distribuídos uns cartões, que podem ir até ao final do mês de fevereiro. As famílias colocam também pequenos enfeites com cabeças de sardinha e ramos de azevinho nas entradas das suas casas para que os maus espíritos não entrem.

Nos templos budistas e santuários xintoístas existem celebrações de âmbito nacional para o Setsubun. Sacerdotes e convidados especiais atiram para as pessoas soja torrada (envolvidos em folha de ouro ou prata), envelopes pequenos com doces, dinheiro e outros prémios. Em alguns santuários principais estas celebrações chegam a ser transmitidas na televisão nacional.

Esta celebração do Setsubun tem variações regionais, embora a prática de comer maki-zushi durante o dia do Setsubun é historicamente associada com a área de Kansai, no entanto, esta tradição espalhou-se e tornou-se popular por todo o Japão devido ao grande esforço de marketing de feito pelos restaurantes. Na região de Tohoku, a chefe da família tem um irimame na mão, reza na capela da família, e depois atira a semente santificada pela porta.

E vocês já comeram os vosssos grãs de soja? Fuku wa uchi, Oni wa soto!

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.