Loading...
AnimeArtigos

Mushishi

Mushishi é uma série de mangá criada por Yuki Urushibara, que em 2005 recebeu uma adaptação para anime em 26 episódios. Mais tarde, em 2007, depois da aceitação do público japonês, recebeu também uma adaptação para o grande ecrã em live-action.

A história de Mushishi passa-se num mundo de fantasia, onde humanos convivem com criaturas omnipresentes conhecidas por Mushis. Estes Mushis não são plantas nem animais, eles diferenciam-se de outras formas de vida assim como os microrganismos e fungos. Normalmente apresentam poderes sobrenaturais. Também são descritos como seres em contacto com a essência da vida na sua forma mais básica e pura. Sua presença e aparência são desconhecidas por muitos e raros são os humanos tem conhecimento de sua existência.

Ginko, um mushishi (pessoas com habilidades de ver Mushis) viaja pelas regiões mais remotas do Japão, tentando ajudar pessoas que apresentam problemas com os Mushis ou simplesmente em busca de novos Mushis. Ginko é uma pessoa incomum, cabelos brancos e olhos claros, resultado de um incidente de sua infância.

O anime pertence á categoria Seinen (termo utilizado para adultos sem necessariamente ter conteúdo sexual) e Daily Life, sem grande trama. A série apresenta-nos uma nova história em cada episódio, onde a única ligação entre eles é o personagem principal Ginko e os Mushis. O ambiente da série é muito belo, com cenários de paisagens naturais de arregalar os olhos. A criatividade e a paleta cromática da cor dos Mushis contrastam com a natureza séria e monocromática de Ginko.

Cada episódio conta um caso diferente de pessoas que de uma forma, directa ou indirecta, tiveram suas vidas alteradas por cauda da influência destes seres. Sendo cada episódio independente da história anterior, deixa o anime de certa forma leve e que se possa assistir um episódio por dia, sem sentir a necessidade de devorar todo o anime de uma só vez.

A minha opinião pessoal é que vale a pena ver Mushishi, nem que seja só para admirar a arte dos cenários. Enquanto eu assistia os episódios muitas vezes relacionava uma história ou outra com casos dos ficheiros secretos, mas de forma muito mais leve. A grande decepção do anime, é que ainda não tem fim. Mas quem estiver muito interessando em saber como acaba a história de Ginko, pode sempre adquirir o manga!
A minha nota pessoal para o anime é 8/10.

Autor: Helen Schimith Beltrame

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.