Baseado na “light novel” com o mesmo nome, Angel Beats! é um anime de 13 episódios que foi transmitido no Japão em 2010, originalmente criado por Jun Maeda, que escreveu o argumento e compôs a música do anime, enquanto Na-Ga ficou responsável pelo designer original dos personagens. Esta dupla já tinha produzido títulos como Kanon, Air e Clannad.
A história do anime tem como cenário um local entre Céu e Inferno, que neste anime está representado como uma escola de vida após a morte. Esta escola serve para que jovens alunos possam viver dias normais e felizes de modo a esquecer toda a tragédia da sua vida passada, e assim reencarnar. O protagonista da série é um jovem chamado Otonashi que acorda neste mundo de transição sem as suas memórias. Ao acordar ele conhece Yuri Nakamura (Yurippe), líder de uma organização rebelde com o propósito de lutar contra o Anjo.
Anjo é na verdade Kanade Tachibana, líder do conselho estudantil responsável por fazer com que os estudantes tenham uma vida normal e assim possam partir. Mas, por causa do cruel destino que todos da organização rebelde tiveram em vida, eles negam-se a reencarnar.
Embora Angel Beats! tenha um enredo trágico, é um anime com bastante humor e acção. As estratégias de Yurippe contra o Anjo contém uma pequena dose de violência e juntamente com os seus subordinados atrapalhados, aliviam a parte trágica sobre o passado de alguns personagens.
Também podemos contar com um grupo musical Monsters Dead Girls, um grupo fictício de música J-Pop que anima muitos episódios da série. Para quem se interessar pela música J-Pop do anime, pode sempre adquirir o álbum das músicas da Dead Girls Monster intitulado “Keep The Beats!” lançado em 2010, do qual destaco o tema de abertura, “My Soul, Your Beats!”
O anime tem uma história bastante interessante e original. Um mundo pós-morte juntamente com um grupo rebelde que se nega a reencarnar, é no mínimo diferente.
Embora o tema da história tenha me agradado bastante, o final deixou a desejar. Não posso estragar o momento final, mas quem estiver interessado em ver o anime e também não se sentir satisfeito com o final, sempre pode recorrer ao manga para saber mais detalhes sobre o que aconteceu.
A minha nota para o anime é de 7/10.
Autor: Helen Schimith Beltrame
Sergio
Angel Beats*