O pais do Sol nascente celebra hoje (3 de Novembro) o Dia da Cultura no Japão ou ‹Bunka no Hi› (文化の日・ぶんかのひ).
A maior parte das escolas japoneses neste dia organizam festivais com o propósito de promover a cultura, as artes e o empenho académico. Ocorrem festividades nessa dia, como exibições de arte, paradas e cerimónias de prémios, que são entregues para artistas e letrados com distinção.
Esses festivais da cultura geralmente tem a duração de apenas um dia nas escolas primárias e secundárias, no entanto nas universidades o período estende-se para mais dias e são geralmente abertos ao público. Os ‹bunka-sai›, ou 文化祭・ぶんかさい, são extremamente populares.
Apesar de ser um feriado nacional no Japão desde a era Meiji a maioria dos japoneses não sabe que este dia originalmente foi celebrado como o Aniversário do Imperador, porque o Imperador Meiji nasceu em 3 de Novembro, e passou a ser conhecido como o Dia da Cultura com a morte do Imperador, em 1912. Mas esta situação não é regra, pois nem todos os aniversários dos Imperadores são feriados nacionais (por exemplo, o do Imperador Taisho não é feriado).
Foi promulgada a Constituição actual no dia 3 de Novembro de 1947, e como essa constituição está a realçar em manter paz e liberdade e enriquecer a cultura, no ano seguinte decidiram de fazer “Dia da Cultura”.
Com o anúncio oficial da constituição japonesa pós-guerra, em 3 de Novembro de 1946, o Dia da Cultura ganhou um significado adicional, tornando-se um dia para o povo japonês promover os valores adoptados na constituição pós-guerra. O dia que a constituição foi oficialmente adoptada tem seu próprio feriado também, chamado Dia Memorial da Constituição.