Heróis, heroínas e criminosos numa história passada no mundo do Western, onde duas mulheres tentam sobreviver, num oeste dominado pelos homens. Esta é a premissa da primeira pequena história inserido no “one-shot” Emerald de 64 páginas lançado em 2009 da autoria de Hiroaki Samura, o mesmo da famosa série Blade of the Immortal (Mugen no Juunin, no título original) e que compila diversas pequenas histórias lançadas entre os anos de 2003 e 2009, mas que nós apenas nos vamos centrar na história principal deste manga.
É a primeira história que dá o título a este “one-shot” onde a acção é ambientada num universo tipicamente western, e onde uma jovem de nome Sarah, é obrigada a participar num jogo com o homem que matou os seus pais, por causa de dividas. O objectivo principal é ter que vencê-lo para que a dívida fique saldada e não ter que trabalhar num bordel para arranjar dinheiro para pagar a dívida deixada pelo seu falecido pai. No outro lado, temos Weed Jimmy, um conhecido bandido pistoleiro, que recebe uma oferta de “trabalho” de uma mulher chamada Rosalie, mas antes tem que passar num pequeno teste.
Para quem conhece o trabalho de Hiroaki Samura, este título não desilude. A arte continua com um traço bonito e dramático que dão força à história e realçam os personagens de uma forma que parece que ganham vida fora das páginas de papel. O que também é comum na temática western. Neste tipo de género os diálogos são caracteristicamente curtos, dando-se a prioridade à acção e aos cenários. São eles que devem chamar a atenção. O lado estético predomina na expressão visual.
Como já é apanágio deste autor, estamos perante excelentes desenhos executados a tinta da china, onde os enquadramentos estão bem feitos e dimensionados de forma a criarem um clima na história. Temos belas vinhetas, com óptimos personagens, um argumento provocador e incitador, mas sem erotização ou violência.
O manga é uma autêntica história do género western, onde seu maior defeito é não ter ganho uma história bem maior. Definitivamente, fica-nos a saber a poucos pois de certeza que gostaríamos de conhecer melhor aquele universo cheio de mistério. A título de curiosidade, Sarah e Rosalie lembram um pouco as personagens de Rin e Hyakurin, em Blade of the Immortal.
As outras estórias que compõem o manga são as aventuras de duas jovens colegiais e os seus problemas “banais” ou não para jovens daquelas idades… ter uma banda rock, os namorados, etc, etc… Pelo meio aparece uma história que para mim talvez seja a melhor deste manga de apenas um volume. “The Kusein Family’s Grandest Show” retrata a “estranha” relação entre pai e filha, depois da sua mãe ter falecido e terem contratado uma empregada muito especial. No final do livro Samura deixa uma explicação sucinta de cada pequena história que fazem parte deste manga.
Emerald and Other Stories de Hiroaki Samura de certo que agradará mais aos leitores que já conhecem o trabalho do mangaka do que aos que estão a lê-lo pela primeira vez. Mesmo assim penso ser um bom título para lerem entre outros mangas.
Escrito por: Fernando Ferreira