Construído originalmente em 998 como um “chalet” rural de Fujiwara no Michinaga, um dos membros mais poderosos do clã Fujiwara na época em que era Kampaku (principal conselheiro do imperador), mas em 1052 foi transformado em templo budista por Fujiwara no Yorimichi.
A estrutura mais importante do templo é o Salão da Fénix, construído um ano mais tarde para albergar Tathagata Amitabha (uma estátua com cerca de três metros de Buda, esculpida pelo escultor budista Jocho, o grande mestre daquele tempo). Esta área é a única estrutura original que ainda se mantém em pé, já que o resto das estruturas foram destruídas por um incêndio provocado pela guerra civil em 1336.
O Salão da Fénix (nome atribuído por ter a elegância das asas abertas) consiste de uma estrutura rectangular principal ladeado por dois corredores em forma de L da asa e da cauda. Dentro do Salão da Fénix, uma única imagem de Amida (c. 1053) está instalada numa plataforma elevada feita de cipreste japonês e é coberto com folhas de ouro. Esculpido por Jocho, que usou um novo cânone de proporções e uma nova técnica, yosegi , que consistia em várias peças de madeira esculpidas como conchas e juntas a partir do interior.
Aplicada nas paredes da sala estão também pequenos relevos de seres celestiais, o anfitrião acredita ter acompanhado Amida quando ele desceu do Paraíso Ocidental para recolher as almas dos crentes no momento da morte e transportá-los em flores de lótus para o Paraíso. Na sala também encontramos uma série de 14 pinturas raigō nas portas do Templo descrevendo a descida do Buda Amida.
O jardim, representando a terra pura, e caracteriza-se pela utilização da paisagem natural e é reconhecido como um lugar histórico de beleza cénica ímpar. O jardim do estilo do período Heian é uma autêntica obra de arte com uma paisagem que inclui o Rio Uji e as montanhas ao fundo. A praia de areia (Suhama) foi recuperada com base em documentos e escavações. O Hirabashi (placa ponte), o Soribashi (curvo ponte) e Kojima (pequena ilha) foram “materiais” que aparecem em combinação com o Suhama.
O Japão representa a longevidade deste Templo no dinheiro japonês: moeda de 10 ienes e na nota de 10.000 yenes. O Templo Byōdō-in (平等院) está situado em Uji, na prefeitura de Quioto e em 1994, a UNESCO nomeou como sendo mais uma construção do Património Mundial da Humanidade dentro dos monumentos históricos da antiga Quioto.
Como nota de curiosidade, existe uma réplica deste monumento com metade do tamanho no Hawaii e foi construído em 1968 e recentemente foi cenário para a série Lost.
Escrito por: Fernando Ferreira