Um forte terremoto atingiu a ilha de Awaji na província de Hyogo, região oeste do Japão, neste sábado pela manhã. O tremor de terra por volta de 5:33 da manhã teve uma intensidade entre 5,5 e 6, na escala japonesa de 0 a 7, na cidade de Awaji, próxima do epicentro.
Área próximas tiveram fortes tremores. Os abalos foram sentidos também pela região oeste do Japão, região central, Tokai, e região na costa do Mar do Japão, Hokuriku. A Agência Meteorológica declarou que o epicentro foi próximo da ilha de Awaji, com o foco a uma profundidade de 15 quilómetros. A magnitude do terremoto foi estimada em 6,3.
Abalos, considerados tremores secundários, continuam a ocorrer. Autoridades da Agência Meteorológica advertem quanto ao acentuado risco de colapso de prédios e deslizamentos de terra nas áreas mais fortemente atingidas. Também avisam que poderá haver nova vaga de abalos mais fracos durante a próxima semana.
Informações recolhidas pela NHK de governos municipais e autoridades dos bombeiros indicam, até as 3 da tarde, que pelo menos 22 pessoas ficaram feridas com os tremores.
Podem ver algumas imagens no site da NHK ( http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/english/news/20130413_09.html )