É mais um anime passado na época dos samurais (Edo), com monstros e fantasmas. Tenpou Ibun Ayakashi Ayashi fala de um grupo de caçadores dos ditos fantasmas, que por fachada têm um grupo de estudos de literatura e trabalhos estrangeiros. É um anime muito ligado à literatura e às palavras, pelo que talvez seja mais interessante quando o espectador está familiarizado com os significados ocultos por detrás do kanji. O que não é o meu caso. Apesar de tudo não desgostei da série, embora…
A história é bastante simples e ao início apresenta-se como um “monstro da semana”. Depois há progressão para uma história mais complexa. Dizem, quem viu isto sem erros de playback de três em três minutos, que a história a partir do meio foi apressada e que não funciona bem, dado que isto era suposto ter sido uma série de cinquenta episódios. Terá sido reduzida pela falta de popularidade logo ao início. É fácil ver porque é que a série não foi popular. Os personagens principais são adultos. Com cara de adultos. Mas são interessantes. Apesar das suas histórias pregressas serem um pouco lugar-comum, estão bem concebidos e temos uma grande variedade, de selvagens a “travecas”.
O que me fascinou mais foi os poderes utilizados para combater os monstros e fantasmas. O personagem principal consegue transformar os nomes das coisas em armas, o que – não sendo de todo original (já o tinha visto em Loveless) – não deixa de ser interessante. O design dos monstros também estão muito engraçados, apesar das histórias em que cada um aparece não serem nada por aí além. Em termos de animação, nada de especial. Não existem grandes coreografias, o CG está mal disfarçado. As lutas não cativam o espectador, o que é uma grande falha para um anime que tenciona fazer delas o seu “plot” principal.
Estou dividida no que respeita à música. Por um lado, os segundos temas de abertura e encerramento da série são interpretados pela banda Captain Stridum e cantora jpop Saki, respectivamente, combinam muito bem com o espírito do anime. Mas por outro lado, tudo o resto parece estar um pouco fora do lugar. Para mim faria mais sentido um anime passado nesta época e neste local ter uma música menos ocidental.
Transmitida pela televisão japonesa em 2006, Tenpou Ibun Ayakashi Ayashi, também conhecida como Ghost Slayers Ayashi é uma série de 25 episódios produzida pelo estúdio BONES (Tokyo Magnitude 8.0 e Soul Eater) sob a direcção de Nishikiori Hiroshi (Azumanga Daioh e Magic Tree House).
Não é um mau anime, mas se tiverem outras coisas para ver podem ir deixando este para trás.
Escrito por: Carol Louve
Kuroi
Adoro animes com samurais! 😀
O meu preferido desse género é Gintama.
Pretendo ver esse anime referido no post em breve! :3
Parabéns pelo blog e pelo post 😀