Fazem parte do dia-a-dia da vida dos japoneses e ajudam-nos a fazer escolhas quando toca a comida. No Japão, a comida pode parecer muito, muito real antes de ser comida. Esta recriação dos pratos gastronómicos japoneses tem o nome de “shokuhin sanpuru” (食品サンプル) ou em português “amostra de comida”, e é comum aparecerem à entrada dos restaurantes, cafés e outras casas de restauração para mostrar aos clientes (normalmente estrangeiros) o que poderão pedir naquele estabelecimento de restauração.
Os primeiros modelos apareceram no final do século XIX, na Era Meiji. Depois mais tarde no início do período Shōwa, após a rendição do Japão, terminando a Segunda Guerra Mundial, os americanos e europeus viajaram para o Japão com o intuito de ajudar na reconstrução do país. Estes estrangeiros tinham a dificuldade da língua e por esse motivo era difícil para eles lerem os menus. É nesta altura que o mercado da comida falsa japonesa tem o seu grande “boom”. Artesãos japoneses e fabricantes de parafina e outros materiais semelhantes desenvolveram estes alimentos falsos para restaurantes para tornar a vida mais fácil aos estrangeiros.
Actualmente estas peças são usadas muitas vezes como adereços para fundos em filmes, programas de televisão, peças teatrais, anúncios televisivos, impressos e feiras, além de continuarem a cumprir a sua missão primordial exibir réplicas realistas de alimentos reais em restaurantes, cadeias de supermercados ou em locais onde os alimentos reais não podem ser exibidos.
Os modelos iniciais eram feitos de cera que eram derretidos, colocados em moldes e pintados artesanalmente. A parafina foi usada para criar alimentos falsificados, até meados de 1980, a partir desta data começaram a ser construídos em cloreto de vinilo, que é “praticamente eterno” e assim evitava o encolhimento e o formato irregular das peças.
Actualmente são feitos de plásticos em moldes de silicone e pintados com pistola de ar comprimido. São mais resistentes e têm um acabamento melhor, mais bonito e mais real.
Mas onde podemos comprar estas comidas falsas? O lugar mais provável do mundo fica em Kappabashi, é uma rua de Tóquio, que tem uma incrível concentração de fornecedores de equipamentos de restauração. Muitos japoneses chamam a esta zona a “Kitchen Town.”
Por isso já sabem quando visitarem o Japão de certeza que não vão ter problemas em escolher as deliciosas iguarias que a gastronomia japonesa oferece.