Loading...
ArtigosCinemaCultura

10 filmes de Takashi Miike que devem ver

Para falar sobre Takashi Miike é preciso antes lembrar um facto bastante curioso. Com pouco mais de 20 anos de carreira, Miike já ultrapassou a marca dos 80 filmes realizados. Com uma produção tão vasta e variada, Takashi Miike é, hoje, um dos mais curiosos/interessantes cineastas em actividade, e por esse motivo escolhemos 10 filmes que achamos serem os mais importantes por este ou aquele motivo na carreira de Miike.

10. The Great Yokai War (2005)

10Da list é o filme mais “light”. A Grande Batalha Yokai, é um filme a fazer-nos lembrar o “História Interminável”, mas neste caso as criaturas e espíritos são tirados directamente do folclore Japonês. Um filme familiar…

09. The Happiness of Katakuris (2001)

9Imaginem o clássico Música no Coração… já imaginaram? Agora misturem zombies e têm uma comédia de terror bem surreal.

08. The City of Lost Souls (2000)

8Um filme sobre a yakuza e a comunidade nipo-brasileira residente no Japão. Curiosidade neste filme a actriz principal é a macaense Michele Reis (filha de pai português e mãe macaense).

07. Sukiyaki Uesutan Jango (2007)

7O nascimento de um novo subgénero, o “Sukiyaki Western”, ou apenas um devaneio quase genial de um realizador que não nos cessa de surpreender.

06. Izo (2004)

6Um filme sobre a sua visão sobre céu, inferno e reencarnação na perspectiva de um samurai renegado que mata por dinheiro e que é obrigado a reencarnar várias vezes até os dias de hoje.

05. 13 Assassins (2010)

5Mais um filme sobre samurais na carreira de Miike. 13 Assassinos, é um remake do clássico de 1963 assinado por Eiichi Kudo. A trama ambientada no Japão feudal traz a história de um senhor que assassina e estupra inocentes protegido pela lei.

04. Visitor Q (2001)

4O retrato bizarro de uma família burguesa no Japão depois da chegada de um visitante. Um remake inusitado do filme Teorema de Píer Paolo Pasolini

03. Audition (1999)

3Possivelmente o filme mais conhecido de Takeshi Miike… “Kiri kiri kiri kiri kiri kiri!”, depois de ouvirem esta palavra nunca mais vão serem os mesmos…

02. Gozu (2003)

2Um filme para quem gosta dos universos de David Lynch e David Cronenberg, repletos de acontecimentos que desafiam explicações racionais e de cenas de grande impacto visual e mental.

01. Ichi the Killer (2001)

1Um violento, perverso e perturbante olhar sobre a sociedade “yakuza” e para a vida de uma pessoa que se excita com violência, e que aparentemente não suporta a mesma. É uma obra forte, pesada e violenta, de um realizador corajoso e inteligente, com um estilo muito peculiar e que sabe até onde pode conduzir as suas ideias e técnicas.

One comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.