“Por favor ajudem.
As tecnologias e os sistemas dos Tokusatsu estão prestes a acabar.
Uma indústria de conteúdos que o Japão exibe mundo fora está prestes a desaparecer…
Não me interessa se é o governo nacional, uma organização local, uma entidade legal, ou uma empresa [que tome acção e ajude]. Por favor ajudem o tokusatsu, pois ajudou-nos a inspirar e ensinou-nos tanto. Por favor.
Ajudem-nos o mais cedo possível especialmente em relação a preservar as miniaturas [e outros adereços].”
É com estas palavas que Hideaki Anno, conhecido pelo seu trabalho nos estúdios Gainax, pede num artigo para o Media Arts Current Contents que tomem atenção no estado lastimoso da industria de tokusatsu (ou seja, de efeitos especiais cinematográficos). Estes foram os factos a chegou quando estava a fazer uma exposição sobre tokusatsu em conjunto com Shinji Higuchi (Director de SF dos filmes de Gamera). É também dessa exposição que saiu “God Warrior invade Tokyo”, a curta dos Estúdios Ghibli que foi igualmente exibido com a recente estreia cinematográfica do Evangelion 3.33:You Can (Not) Redo:
Devido à disponibilidade dos gráficos por computador, cada vez menos filmes utilizam efeitos especiais e miniaturas, e a tecnologia está rapidamente a cair em desuso ou já perdida. As empresas não são capazes de tomar conta das miniaturas e os modelos à escala, ou simplesmente já não têm espaço para as armazenar. Mesmo os artefactos, vendidos a coleccionadores adultos há várias décadas e que entretanto faleceram, agora enfrentam o problema que os herdeiros dessas pessoas não estarem ao corrente do importância de tais objectos. Restou então aos dois criadores recorrer ao gabinete japonês dos Assuntos Culturais através do extenso artigo original.
Noticias tristes e preocupantes acerca do futuro e história do tokusatsu, que para muitas pessoas foram o primeiro passo no mundo do cinema japonês, assim como um elemento importante para a cultura mundial da segunda metade do século XX.