Todos os anos por esta altura o Japão é atacado por indesejados mosquitos, no entanto, esta batalha tem sido ganha desde 1895. A região de Wakayama encontrou uma formula para afastar estes insectos criando uma espécie de incenso repelente em forma de espiral a que deram o nome de Katori Senko.
Este incenso tem uma durabilidade variável e pode queimar durante um período de 2 a 12 horas. O Katori Senko é produzido a partir de planta pyrethrum (uma variedade de crisântemo) que foi introduzido no Japão no século XIX, trazida dos Estados Unidos. A primeira produção foi no ano de 1895 e actualmente é exportado para o resto do mundo.
Apesar de encontrarmos no mercado repelentes eléctricos, o Katori Senko ainda é muito utilizado, principalmente em ambientes externos ou ao ar livre como jardins, campo, praias, rios. Além do seu uso principal, também pode ser utilizado como um objecto de ornamentação pois a sua forma em espiral confere-lhe uma utilidade também decorativa.
Ao incenso também é comum juntarem-se os famosos Kayari Buta (porta incenso em forma de porco) que evitam que as cinzas do repelente se espalhem.
Os mais comuns são fabricados em cerâmica e porcelana, no entanto actualmente podemos também encontrar feitos em fibra de vidro, que assegura resistência ao calor e fogo.
É na cidade de Komono-cho, província de Mie, que é o epicentro do fabrico deste tipo de cerâmica em forma de porco que normalmente têm o tamanho de 20 cm de altura e são produzidos mais de 5.000 unidades (durante os meses de Junho e Julho).
As expressões dos Kayari Buta são bastante simpáticas e amistosas. Uns possuem olhos arregalados, e outros estreitam os olhos mostrando um sorriso. Tal como o Katori Senko, estas porcelanas são utilizadas não somente para colocar repelente, mas também como decoração.
Actualmente apenas 3 oficinas fabricam o Katori Senko: a Kincho (金鳥)、a Earth Chemical (アース製薬) e a Fumakilla (フマキラー).
E neste verão vocês precisam de comprar algum Katori Senko para colocarem em vossa casa?
Escrito por: Fernando Ferreira