Loading...
ArtigosCulturacuriosidades

Gate Tower Building

Um dos edifícios mais curioso no Japão é o Gate Tower Building, em Osaka, no Japão. É o único edifício do Japão que tem uma estrada que passa por dentro dele, a Hanshin Expressway que faz parte de uma ligação com 239,3 Km de estradas que ligam Osaka, Kobe e Kyoto, e foi inaugurada em 1962.

1

A 17 de Janeiro de 1995 cerca de 1 km da Hanshin Expressway desabou durante o grande terremoto de Kobe, mas um ano mais tarde estava a ser aberta à circulação. As imagens da estrada destruída impressionaram o mundo, marcaram as primeiras páginas dos principais jornais internacionais, pois tinha sido construída e projectada para resistir a grandes terremotos com estrutura de cimento e de aço reforçado.

O Gate Tower Building foi construído em 1992, possui 71,9 metros de altura e dois dos seus 16 andares estão no subsolo, ocupando uma área de 7.956 metros quadrados. Fica localizado perto da estação de Osaka, de fácil acesso para empresários e executivos.

2

Dispõe de muitas salas de reunião e conferência, de todos os tamanhos, desde reunião com 6 pessoas até 114 pessoas, com todas as facilidades como internet, projectores, cabines de som, serviço de buffet, tele-conferências, reservas de recepção e reservas de hotéis, etc.

Quem usa o elevador do prédio de escritórios, pode estranhar pois entre o 4º e o 8º andar o elevador não pára. Estes 3 andares estão ocupados por uma estrada que passa através do edifício.

A rodovia não faz contacto com o edifício. Ele passa através de uma ponte, sustentada por suporte ao lado do edifício. A estrada é rodeado por uma estrutura para proteger a construção de ruído e vibrações dos carros que passam por ali. O telhado do edifício está equipado com um heliporto.

O Gate Tower Building é o resultado de um compromisso pouco usual entre o proprietário da terra e do governo japonês. A terra foi ocupada por uma empresa de processamento de madeira e carvão vegetal, desde o período Meiji, mas o movimento gradual de outras fontes de combustível resultou na deterioração dos edifícios da empresa.

3

Em 1983, a re-urbanização da área foi decidida, mas as licenças de construção foram recusadas, isto porque a rodovia já estava a ser planeada para ser construída sobre esta terra. Titulares dos direitos de propriedade recusaram-se a vender aquele pedaço de terra e insistiram na negociação com a empresa Hanshin Expressway (o equivalente à nossa Brisa) durante 5 anos até chegarem à solução actual, permitindo que a estrada passasse por dentro do edifício.

Desde então o Gate Tower Building tornou-se uma referência arquitectónica para a cidade de Osaka e uma importante obra de engenharia para o mundo.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.