Loading...
ArtigosCultura

Udon

É um alimento de grande destaque na culinária japonesa e podem ser servidas quentes ou frias, ensopadas ou com o caldo à parte e também utilizam diferentes ingredientes na sua preparação. O Udon é uma massa em formato de fio e produzida com farinha de trigo (udonko) ou trigo sarraceno.

1

Existem muitas versões sobre a origem do Udon. Uma das mais difundidas é a de que o Udon teria se originado a partir do muguinawa, uma massa semelhante ao soumen (macarrão japonês, bem fino) de hoje. Para prepará-lo, utilizava-se farinha de trigo, farinha de arroz e sal. O macarrão mais próximo ao Udon que conhecemos hoje teria surgido na Era Kamakura (1185–1333), a partir de um alimento chamado kirimugui.

Recuando-se mais na história do Japão, a plantação de trigo já existia desde a Era Yayoi (300 a.C.–300 d.C.), porém difundiu-se na Era Nara (710–784), com os karakudamono ou tougashi (bolinhos à base de trigo) trazidos pelas delegações enviadas à dinastia Tang. O nome Udon seria uma corruptela de undon, ensopado de almôndegas de porco envolvidas em massa semelhante ao wan-tan (aqueles pastelinhos que habitualmente comemos quando vamos a um restaurante chinês),

2

Uma outra versão, relata-nos que o monge Kôbô Daishi ou Kûkai (774–835), fundador da seita budista Shingon no Japão, teria trazido o Udon da China em 806, já na Era Heian (794 1185).

Actualmente o Udon é associado à cidade de Osaka e ao sul do Japão, e lá podemos encontrar uma variedade de pratos confeccionados com esta massa que os japoneses tanto apreciam. Normalmente o Udon é servido no donburi (tigela grande), com caldo e coberto por ingredientes variados. Os pratos mais conhecidos são:

• Kitsune Udon – servido com tofu frito e cebolinha. O prato recebe este nome pelo mito de que a raposa aprecia tofu.

• Tsukimi Udon – servido com um ovo cru. Tsukimi significa admiração da beleza da lua. A gema representaria a lua e os fios de macarrão as nuvens.

• Tempura Udon – coberto com tempura.

• Nabeyaki Udon – Udon cozido e servido numa caçarola.

• Udonsuki-naberyoouri – prato típico de Osaka. O Udon mistura-se com peixe, ostra, frango e vegetais num tempero suave, com especiarias e caldo de yuzu (limão aromático).

3

O Udon deve ser ingerido antes que o macarrão fique cozido demais no caldo quente. É permitido saboreá-los ruidosamente, pois isto seria inevitável, quando se tenta saborear o caldo quente junto com o macarrão. Esse gesto também demonstra apreciação, algo estranho para os ocidentais em geral.

Como nota de curiosidade, dizemos que a província de Kagawa é campeã no consumo de Udon: 130 unidades por pessoa ao ano, o que corresponde a quatro vezes o consumo anual médio do japonês. O alto consumo justifica-se pelo facto de a região ser produtora de trigo, ter abundância de sal e iriko ou niboshi (espécie de sardinha desidratada) e por possuir grande produção de shoyu (óleo de soja).

Agora só me resta ir preparar o jantar e perguntar-vos se alguma vez comeram Udon e qual o vosso preferido?
Ittadakimasu!!!!

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.