O vulcão japonês Sakurajima, situado no sul do arquipélago, entrou em erupção no domingo e causou uma grande nuvem de cinzas até 5.000 metros de altura, apesar de não ter causado danos significativos nem feridos, informou hoje a estação NHK.
O vulcão de 1.117 metros de altura entrou em actividade durante a tarde de domingo e cobriu de cinzas e poeira a localidade de Kagoshima, depois de lançar pedras à distância de 1.800 metros e produzir rios de lava de até um quilómetro na parte sudeste da montanha.
A nuvem provocada pela erupção paralisou temporariamente os serviços ferroviários em Kagoshima, localidade próxima do vulcão, e foram necessários 60 camiões para retirar as cinzas acumuladas nas ruas da cidade para que fosse retomada a normalidade na zona.
Apesar de se ter registado uma única erupção, a cratera do Sakurajima mantém-se hoje fumegante, com o vulcão envolto numa leve nuvem de cinzas.
A agência meteorológica japonesa decretou alerta laranja 3, numa escala de máximo 5, na região montanhosa que alberga o vulcão e exortou as pessoas a não se aproximarem do vulcão.