Por termos sido os primeiros europeus a chegar ao Japão, o interesse que o povo do Sol Nascente tem pelos portugueses é imenso. São muitas as influências que deixamos naquele país longínquo e que ainda nos nossos dias é frequente vermos e associarmos ao nosso país. O léxico é bastante rico, estudiosos afirmam que existem perto de 500 palavras no vocabulário japonês que têm raiz portuguesa, a gastronomia também é um valioso legado que deixámos (Kasutera, Tempura), assim como outras tradições.
Também no anime e nos mangas Portugal aparece com alguma regularidade e às vezes sem explicação de onde foram buscar as referências, outras vezes são os factos históricos que dão força a estas histórias. Por isso decidimos fazer um top10 (sem qualquer ordem de preferência) de anime e manga onde aparece o nosso belo país à beira-mar plantado.
Sora no Otoshimono (ep. 3)
Nesta altura éramos donos e senhores de metade do mundo. Neste episódio há uma referência ao tratado de Tordesilhas.
Hyouge Mono (ep. 12)
Nesta história sobre um coleccionador de arte que serviu Nobunaga, o shogun é representado como fascinado pela cultura bárbara ( o termo foi aplicado aos portugueses que receberam o cognome de ‘namban-jin’, os bárbaros do sul). E no episódio 12, um soldado convertido católico apresenta-lhe uma imagem religiosa que diz ser proveniente de Portugal (ver imagem original).
Oda Nobuna no Yabou (ep. 2)
Uma comédia romântica, onde Yoshiharu Sagara um rapaz de anos 17 viaja no tempo, para o período Sengoku, onde todos os senhores feudais e samurai são meninas bishoujo (bonitas). Mais uma referência histórica a Portugal, pois foi nesta altura que nós os portugueses levámos para o Japão a espingarda.
Kuroshitsuji II (ep. 7)
Os nossos feitos como grandes navegadores são referenciados neste anime. No episódio aparece uma caravela portuguesa como o nome do navegador Vasco da Gama.
Rurouni Kenshin (ep. 67)
Numa época conturbada como foi a transição entre a Era Tokugawa e a Era Meiji, o impacto da cultura portuguesa continuava a marcar as revoluções. Na série aparece uma carta escrita em português em que Francisco Xavier afirmava que o Japão, era o “país do Oriente mais apropriado ao cristianismo.
Chrono Crusade (ep. 3)
Azmaria Hendric é uma pastorinha perdida por isso era de prever uma referência a Nossa Senhora de Fátima, à azinheira e aos pastorinhos. Mas se não acreditam basta ver a imagem…
Clannad (ep. 14)
Na série Clannad há uma mala que viaja por vários países entre os quais Portugal. Na imagem referente ao nosso país aparece a Torre de Belém como pano de fundo e ouve-se a língua portuguesa: “Se encontrares esta mala, por favor envia-a à minha filha”.
Yumeiro Pâtissière (ep. 42)
Foi um dos maiores legados que deixamos no Japão. A nossa deliciosa doçaria conventual aparece neste anime aquando da participação do nosso país no Campeonato do Mundo da Pastelaria. Quem nunca comeu Kasutera (o pão-de-ló japonês) que levante o braço?
Ginga e Kickoff (ep. 38)
Qual é o jovem japonês que gosta de futebol e não tenha o sonho de jogar com o melhor do mundo. Ginga e Kickoff é sobre um grupo de miúdos da primária que vão a Espanha e jogam com o Cristiano Ronaldo.
Moyashimon (ep. 1)
Foi da maiores surpresas e “homenagem” à minha cidade. E mais agora que é Património da Humanidade.
Na série os personagens estudam numa universidade demasiado parecida com a de Coimbra, que tem uma bandeira estranhamente parecida com a de Portugal.
Estes são alguns dos exemplos onde podemos ver um bocadinho de Portugal e da nossa influência na cultura do país do Sol Nascente. Se quiserem ver mais basta clicarem no link para acederem à segunda parte do artigo 10 animes onde aparece Portugal (parte II).
Escrito por: Fernando Ferreira
Kamikaze
E penso que há pelo menos um episódio de Samurai Champloo que também faz referência ao nosso país 🙂
Inês Matos
Este artigo “cheira-me” a contágio dos assuntos quentes do “namban 470” (^_^) Ainda bem, falar disto é o aquecimento perfeito para a super semana “namban” de Outubro, e para as outras coisinhas polvilhadas por aí que vou fazendo. Beijos e obrigados ao Ogata e a todos vocês que comentaram isto com entusiasmo. Se tiverem tempo dêem um pulinho a “Um longo Verão no Japão” e pesquisem o “Namban 470”.
Ass. Inês Matos –> a “doida” do Survival Guide
Bruno_PT
Recentemente, no episódio 03 Uchouten Kazoku um chalé mágico voador usa como combustível vinho do Porto
t3tsuo
Não conheço essa série… mas o screencap que prove essa informação que dás, consegues arranjar?
Nuno M.
Excelente artigo!
t3tsuo
Obrigado pelo apoio!
Vamos trabalhar mais para trazer ainda mais novidades do país que tanto gostamos ^_^
Isis Báthory
Nunca vi nenhum dos animes, mas fiquei intrigada, e satisfeita de ver que o nosso país é referido nos animes japoneses…
Johnny Charneca
E esqueceram-se de um outro anime onde aparece a cidade de Lisboa, Montana Jones (que é uma paródia ao Indiana Jones). É no episódio 33 do anime.
t3tsuo
Obrigado pela dica. Fica para a segunda parte do artigo que já estou a preparar ^_^;
Miguel
Outra coisa, em Oda nobuna no yabou tem uma freira portuguesa 🙂
Ana Rufino
Excelente artigo, excelente trabalho! Aguardamos com entusiasmo a 2ª parte. 🙂
Kazegami
Nao te esqueças de onepiece, tem algumas referencias tambem
betty
Adorei o artigo, principalmente o ultimo com a universidade de Coimbra, ver a minha cidade num anime é um gramde orgulho!
Também há uma personagem portuguesa no anime/manga d. Gray-man.
GonÇalo
Nova referência: Poster de José Mourinho na sala do concelho de estudantes em Yahari ore no seishun love come wa machigatteiru II episódio 5 http://www.anitube.se/video/82906/Yahari-Ore-no-Seishun-Love-Come-wa-Machigatteiru-II-05 (minuto 21:17) o cartaz diz SOSE e é claramente o José mourinho no fundo do cartaz
Avi
https://www.reddit.com/r/referenciasaportugal/