A cidade de Tóquio foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2020, quatro anos depois da edição que o Rio de Janeiro receberá em 2016, anunciou o presidente do COI, o belga Jacques Rogge, há pouco mais de 2 horas em Buenos Aires.
A capital japonesa, que já recebeu o evento em 1964, superou Istambul na votação final, após Madrid ter sido eliminada no primeiro turno.
Favorita das bolsas de apostas, Tóquio conseguiu convencer o Comité Olimpico Internacional apesar do forte nível de radioactividade registado nas últimas semanas na região de Fukushima (aproximadamente a 200km da capital japonesa).
Com 13 milhões de habitantes, Tóquio apostou numa candidatura marcada pela alta tecnologia e a solidez económica, junto com a proposta de reformar uma grande parte das instalações utilizadas há 56 anos.
Ines
Os licenciados portugueses procuram cada vez mais empregos fora do pa’is, não só pela situação económica mas também para terem um estilo de vida diferente ou experimentarem viver no estrangeiro. A mim parece-me que ainda não se generalizou a ideia de trabalhar na Ásia, e quanto ao Japão este nem lhes passa pela cabeça. Ora isso e uma pena, porque um falante de portugues que entenda igualmente Portugal e o Brasil tem muitas oportunidades no Japão, especialmente se já tiver iniciado a sua aprendizagem de japonês e esteja receptivo a cultura japonesa. No entanto e preciso preparar esta etapa, pois passar vários meses ou até alguns anos no Japão exige de facto que conheçam a cultura japonesa real, a do dia a dia, e não apenas a da manga e anime.