Tornaram-se conhecidas depois de terem feito uma aparição no filme Kill Bill Volume 1 (2003), realizado por Quentin Tarantino, onde apareciam a tocar num izakaya, um tipo de bar japonês onde além de bebidas também são servidas comidas.
Segundo consta, Quentin Tarantino, descobriu a música das The 5.6.7.8’s, numa loja de roupa na capital japonesa, horas antes de voltar para os Estados Unidos. O realizador perguntou se podia comprar o CD na loja, visto estar atrasado para o ir comprar a uma loja de cds. O empregado da loja negou a venda, mas Tarantino insistiu em comprar e ofereceu o dobro do valor do cd.
As The 5.6.7.8’s iniciaram a carreira em 1986 quando Sachiko e Yoshiko “Ronnie” Fujiyama, duas irmãs de Tóquio que compartilhavam uma paixão por rock and roll, decidiram criar uma banda com duas novas amigas. Originalmente, a banda era composta por Yoshiko (voz e guitarra), Rico (guitarra), Yoshie (baixo) e Sachiko (bateria).
Ao longos dos anos a banda foi tendo várias formações (chegando mesmo a ter um baixista Yoshiko “Yama” Yamaguchi, que aparece no filme Kill Bill), depois a banda tornou-se um trio com a saída de Yoshie. Yoshiko e Sachiko ainda são os principais elementos da banda. Apesar de serem uma banda japonesa, as The 5.6.7.8’s fazem imensas versões de temas de rock and roll americano dos anos 1950 aos anos 1980, e tem uma adoração especial pela banda america Ramones.
A banda também se tornou ainda mais famosa depois de ter emprestado uma das suas músicas “Woo Hoo”, para anúncios publicitários da marca de cerveja cerveja Carling e para a Vonage, um serviço de VoIP. O tema chegou ao número 28 na tabela dos singles no top em Inglaterra no ano de 2004.
Actualmente as The 5.6.7.8’s já percorreram o mundo em concertos, apesar de nunca terem visitado o nosso país. A discografia da banda já conta com mais de duas dezenas de discos de originais, o primeiro registo da banda foi na compilação SHINKANKAKUHA OMUNIBUS Vol.2 em 1987 um ano após a sua formação e Live at Third Man, o mais recente gravado em 2011. A banda conta imensas participações em compilações.
Para quem quiser saber mais sobre esta banda pode visitar o site oficial em: http://www.the5678s.com/
Ichi, ni, san… This is lock’n’loll ^_^
Escrito por: Fernando Ferreira