Loading...
AnimeCinema

Miyazaki descontente com Indústria do Anime

As apresentações a este grande senhor acho que serão desnecessárias. Hayao Miyazaki é o responsável por muitas infâncias felizes, especialmente no Japão, onde cerca de 95% da população já viu pelo menos um dos seus filmes.

No entanto, como qualquer homem de 73 anos, ele não resiste a comentar o quão diferente são as gerações que vieram depois dele, o quão estão a destruir a sua Indústria. Mas o que quer Miyazaki dizer com isto?

miyazaki01

O site Golden Times, colocou recentemente online, fotografrias de uma entrevista que fizeram a Miyazaki. Enquanto trabalha num novo desenho, o co-fundador da Ghibli deixa escapar alguns pensamentos sobre o quão os fãs de anime estão a estragar a sua Indústria.

“Sabem, conseguir desenhar ou não desta forma, ser capaz de pensar num design como este, depende apenas da vossa capacidade de dizer a vocês mesmos: ‘Oh sim, raparigas como esta existem no mundo real’. Se não perderem tempo a observar pessoas reais, não conseguem fazer isto, porque nunca o viram. Algumas pessoas passam as suas vidas interessadas apenas nelas próprias. A animação japonesa é quase toda produzida sem qualquer base de observação do real, sabiam? É produzida por Humanos que não suportam olhar para outros Humanos. E é por isto, que a Indústria está cheia de Otaku!” – afirma o realizador.

Embora se saiba que normalmente se chama “otaku” a alguém que gosta bastante de anime, entre outras formas de arte, também sabemos que muitas outras vezes, esta palavra está associada, infelizmente, a pessoas que se recusam a viver em sociedade, não possuindo qualquer experiência de vida.

Se virmos a forma como os personagens actualmente se relacionam com o fãs, percebemos o problema de Miyazaki com a incapacidade dos artistas de projectarem elementos Humanos nas suas animações. Afinal, por muito fantasiosos que sejam os Mundos de Miyazaki, estes têm sempre o Factor Humano como base.

miyazaki02

Julgo que o animador não se está a referir a todas as animações à parte da dele, facto que prefiro realçar também, referindo-se às animações mais populares que nos afastam do Mundo Humano em vez de nos aproximar dele. Esta será certamente “apenas” a opinião de um homem com sete décadas de vida, que possuiu um determinado conceito de Cinema de Animação. Mas mesmo para quem discordar, acho que são palavras a ter em conta.

E já sabem, não se esqueçam de sair mais e levar convosco o vosso caderno de desenho! O Mestre Miyazaki aprova!!

Fonte: rocketnews24

Adaptação: Ângela Costa

One comment
  1. Kamikaze

    No meu caso, e não falo de animação apenas de desenho, honestamente, nunca fui de desenhar ao ar livre mas tal não me impede de representar as mais variadas e contraditórias características do ser humano, antes pelo contrário.

    Por acaso não sabem se o Kaze Tachinu vai estrear cá….?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.