Pelos vistos pulei este anime na minha escolha de animes para ver. O que foi uma pena porque gostei imenso. Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru, também conhecido entre a comunidade otaku como Hamachi ou OreGairu, para o ocidente esta série ganha o nome de “My Teenage RomCom SNAFU”, é um hárem com um twist. Para eu gostar de hárem tinha mesmo de ter um twist, né? Já agora, alguém me sabe informar o que é que é o “snafu”?
Mas bem, temos aqui um harém igual a todos os outros: um adolescente está numa escola e vai-se rodeando de raparigas bonitas, cada uma com o seu problema. Onde está o “twist?” Nas personagens. O personagem principal é um jovem inadaptado e sem amigos, com uma visão pessimista da vida. Passa-se que ao longo de todo o anime ele se mantém consistente nessa sua visão, recheada de diálogos interiores que são uma delícia, o que é uma raridade dentro do género.
É sem dúvida um personagem especial, que não tem nada de atractivo, nada de memorável e que nunca se torna memorável ao longo da série. Faz amigos? Talvez. As suas colegas são igualmente inadaptadas, cada uma de maneira diferente. Procuram-no para pedir ajuda, a ele e a Yukino. Yukino poderia ser considerada a personagem “tsundere”, branca como o seu estereótipo, mas ultrapassa-o porque a sua “tsunderice” não advém de uma incapacidade de lidar com os seus sentimentos. Ela é por si só uma pessoa solitária que sabe perfeitamente quais são os seus sentimentos e coloca-os na mesa logo desde o início. Em contraste, temos Yui, que se vê perante a solidão precisamente porque não consegue falar daquilo que a atinge. E assim temos um trio implacável a resolver problemas pessoais dos seus colegas, todos eles relacionados precisamente com a sua incapacidade social.
O resultado é uma crítica à sociedade em geral, à sociedade das escolas secundárias Japonesas e ao próprio género: nesta comédia romântica, tudo corre fora do esperado. Isto dá um certo teor humorista à série, mas de forma delicada: não é uma série que arranque gargalhadas a torto e a direito, é algo que nos faz sorrir com uma certa maldade. Sobretudo se forem como eu e se identificarem perfeitamente com a situação de não ter amigos e de todas as experiências passadas indicarem que o melhor é não os ter de todo (por experiência pessoal, posso admitir que isso é mentira, mas estes personagens ainda não o descobriram. Não vou ser eu a dizer-lhes).
A animação é parca, dado que a série se dedica mais a diálogos do que a outra coisa. Ainda assim poderia ter sido feito uso mais original de perspectivas e de cores, se bem que as que estão presentes é que oferecem ao anime a sensação de que “isto é igual a tudo o resto mas… É diferente”
O tema de abertura intitulado “Yukitoki” é interpretado por Nagi Yanagi e os dois temas de encerramento ficaram a cargo de Saori Hayami & Nao Tōyama. Ambos os temas são agradáveis e interpretadas pelas seiyuu (nome dado às actrizes que dão as vozes aos desenhos).
Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru é uma série de 13 episódios pela qual eu não daria nada, mas que vale a pena dar uma espreitadela pelas personagens.
Escrito por: Carol Louve