Considerada por muitos japoneses como uma das mais belas do seu país Aoi Miyazaki é uma conhecida actriz de onde se destaca a sua participação em filmes como NANA ou Virgin Snow.
Nascida em 1985 na capital japonesa, Aoi Miyazaki começou a sua carreira artística participando em anúncios televisivos quando tinha apenas 4 anos de idade.
Aos 14 anos Miyazaki, começou a chamar a atenção internacional pelo seu desempenho como sobrevivente de um sequestro traumático num autocarro no filme Eureka de Shinji Aoyama. O filme ganhou o Prémio FIPRESCI no Festival de Cannes 2000, e três anos mais tarde o seu trabalho foi reconhecido premiando-a com o galardão de Melhor Actriz Japonesa Profissional. Nesse mesmo ano debuta como cantora e lança The Little Prince.
Nos anos seguintes vence uma série de prémios de Melhor Actriz no Harmful Insect. Junta-se novamente a Aoyama para ser a protagonista principal de Eli, Eli, lema sabachthani?, que rendeu o prémio Un Certain Regard em Cannes 2005. Mas mesmo já com algum sucesso, Miyazaki finalmente consegue o seu estrelado à escala mundial quando Aoi entrou no filme comercialmente bem sucessido Nana ao lado de Mika Nakashima.
A 15 de Junho de 2007 Aoi Miyazaki casa com o actor Sousuke Takaoka (Battle Royale e Zatoichi: The Last). Com a sua carreira como actriz consolidada, Aoi Miyzaki tornou-se uma celebridade e por isso começa a ser requisitada para representar grandes marcas comerciais como: Aflac Tokyo Metro e a Olympus. No início de 2008 Aoi Miyazaki também foi escolhida para ser o novo rosto da marca Emporio Armani.
Ao longo da sua carreira como actriz, Miyazaki nunca esqueceu os projectos como activista. Em 2005 com o irmão mais velho Masaru Miyazaki viajou para a Índia para conhecer a realidade da pobreza em primeira mão. Um ano mais tarde, volta a viajar com os irmãos para a Dinamarca e Finlândia para investigar o aquecimento global. Suas experiências foram depois publicadas nos seus livros de fotos Love, Peace, and Green Tarinai, Peace2.
Em Abril de 2008, Aoi Miyazaki participaram do evento Gold Ribbon Walking em Roppongi, Tóquio para consciencializar e angariar fundos para o cancro infantil. Também as questões da exploração infantil foram relatadas Outro filme que Seu filme de 2008 crianças das Trevas também trata de questões de exploração infantil.
Em 2011, Miyazaki decide separar-se do marido Sousuke Takaoka para dedicar-se mais às suas causas activistas e à sua carreira de actriz. No ano seguinte é convidada para fazer uma das vozes do anime Okami Kodomo no Ame to Yuki (ler review aqui) e mais uma série de filmes.
Actualmente a sua carreira continua de vento em popa e tem o maior carinho de todos os japoneses considerando-a como uma verdadeira “yamato nadeshiko” (nome que os japoneses atribuem quando se referem a uma mulher com atributos que são considerados tradicionalmente desejáveis na perspectiva dos homens da sociedade; geralmente atribuído a pessoas com educação tradicional).
Escrito por: Fernando Ferreira