Há uns dias consultei a minha lista de animes vistos e reparei que o próximo seria o milésimo anime visto, por isso a ocasião era de celebração. Não havia volta a dar…
Adiante.
Como era uma ocasião especial, e tal, tinha pensado em ver um filmaço todo jeitoso. Como tenho uma série de filmes em stand by para ver e decidi escolher um aleatoriamente. Dareka no Manazashi foi o que me calhou na rifa e lá fui eu para o meu sofá ver mais um anime. Qual não foi a minha surpresa quando descobri que era uma curta de seis minutos! Mas não faz mal, a escolha foi esta por isso… vamos a ele.
Em seis minutos sabemos tudo sobre a vida de Aya, uma rapariga solitária que tenta tornar a sua vida independente com sucesso, da sua relação com o seu pai e na tristeza de ambos causada pelas situações da vida que foram acontecendo ao longo do tempo. Também o facto de ambos já não estarem juntos regularmente tornou-os ainda mais tristes.
No fundo, Dareka no Manazashi é um relato da vida diária, um “slice-of-life” (como dizem os ingleses) de uma realidade tão verdadeira e presente. É extraordinário como os personagens são tão próximos de nós com tão pouco tempo de antena, e mais extraordinário ainda é quando descobrimos que este anime é um spot promocional.
Mas depois descobrimos que todo este aparato de qualidade faz todo o sentido porque detrás deste anime está o nome do meu querido Makoto Shinkai (Voices of a Distant Star, 5 Centimeters Per Second, entre outros). Para quem o conhece sabe que toda a arte é de uma qualidade inabalável. Desenhos deetalhados, luminosos e calma. Mesmo assim, esta curta não é tão espectacular, como é apanágio deste artista, mas a curta é muito agradável à vista e prende facilmente o espectador.
A curta metragem foi escrita e produzida no ano passado (2013) pelo próprio Makoto Shinkai, muitas vezes apelidado como o novo Hayao Miyazaki. CoMix Wave Films, NEST, e TYO M1 Production produziram esta curta em colaboração com o The Answer Studio Co., Ltd,.
A singer-songwriter Kazusa cantou a o tema principal “Sore de Ii yo”. Narrador Fumi Hirano (Lum de Urusei Yatsura) lidera o elenco com Satomi Hanamura como Aachan e Shinji Ogawa como o pai.
A empresa imobiliária japonesa Nomura exibiu esta curta metragem durante a “Proud Box Kanshasai”, uma exposição que decorreu de 10-11 Fevereiro, no Fórum Internacional de Tóquio. A curta também foi mostrada nas salas de cinema em conjunto com o mais recente filme do autor, Kotonoha no Niwa (O Jardim das Palavras).
Portanto, Dareka no Manazashi é curtinha muito boa e recomenda-se. Foi um bom milésimo anime. Agora vamos voltar à programação habitual e avançar para o milésimo primeiro.
Escrito por: Carol Louve