Loading...
AnimeArtigos

Samurai Flamenco

Este anime atraiu-me simplesmente por causa do nome. Como é que alguém pode ser um samurai e dançar o flamenco ao mesmo tempo? Série muito interessante, que vale a pena ver nem que seja só pelo conceito.

Existe um jovem modelo que, inspirado pelo seu avô, quer ser um super herói dos tempos modernos. Masayoshi Hazama adora super heróis, os Tokusatsu (abreviatura da expressão japonesa “tokushu satsuei”, que pode ser traduzida como “filme de efeitos especiais”) e em especial os sentais (um sub-género do Tokusatsu), aquele pessoal tipo “Power Ranger” que passa na televisão Japonesa a toda a hora para entreter a miudagem e não só.

1

Mas há um pequeno senão… Masayoshi não tem poderes! É apenas um rapaz normal! Mas, munido da sua farda, vai tornando-se um herói dia após dia, impedindo as pessoas de fumar em sítios de não fumadores, salvando guarda chuvas e promovendo a reciclagem. Torna-se amigo de Goto, um polícia que o vai ajudando, e de Mari, uma menina mágica que tal como ele não tem poder nenhum.

À medida que o anime vai decorrendo, vão aparecendo estranhos inimigos, cada vez mais poderosos e o anime fica com cada vez menos lógica. Mas está tudo bem, porque no fundo continua a ser muito divertido.

Carregado de referências a essas séries da tradição infanto-juvenil, este anime é mais uma homenagem ao género do que outra coisa. A mensagem que passa é muito positiva, provando que todos nós podemos ser “heróis”. O exagero das situações acresce à intensidade da comédia. Mas nem tudo é para rir.

2

Existem cenas muito sérias, alguma violência física e psicológica. Isto adiciona à força da mensagem. No fundo, é um anime para aqueles fãs de super sentais, os de longa data, aqueles que cresceram ouvindo gritos de guerra e explosões de fumo em transformações heróicas.

A animação está interessante, existindo muitas cenas de acção bastante bem concebidas em que a podemos ver em todo o seu esplendor. O design das personagens traz um traço muito realista ao conceito, quase dizendo que “isto pode acontecer a qualquer um de vós”.

Em termos musicais, a banda sonora é animada e cheia de energia, com algumas canções pop muito sorridentes interpretadas por várias bandas como por exemplo os: FLOW, Haruka Tomatsu ou os SPYAIR.

3

Da ficha técnica fazem parte o realizador Takahiro Omori (Durarara!! e Hell Girl), o desenho de personagens ficou a cargo de Yoshimitsu Yamashita (Blade of the Immortal) e a produção teve a mão da Aniplex, um dos estúdios mais produtivo das últimas duas décadas.

Samurai Flamenco (apelidado pela comunidade de Samumenco), é sem dúviada um anime interessante para os fãs mais antigos.

Escrito por: Carol Louve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.