Este foi dos animes que mais gostei na temporada de Inverno de 2013. No entanto, a série ao longo dos episódios foi tomando um caminho que não me agradou muito, e por esse motivo acabo por lhe dar uma avaliação mediana.
Dois mundos vivem em oposição. Existem as pessoas do mar e as pessoas que vivem na terra, cada um na sua cidade. Tudo começa quando a escola do mar fecha e quatro alunos são forçados a ir estudar na superfície. Aí, vêem-se confrontados com uma cultura diferente e têm de se adaptar. Entretanto, existe uma história de amor e outras paralelas, mas todas elas explorando uma temática de adaptação e de respeito para com as pessoas diferentes.
No entanto, a partir da segunda parte (em que há um salto no tempo) a situação altera-se e acaba por se resumir a um polígono amoroso muito infantil que não me causou grande interesse ou expectativa. Assim, a história ficou bastante infeliz e não tive a capacidade de a apreciar, perdendo o gosto semanal que tinha em ver esta série.
Apesar da minha expectativa ter sido destruída pelo desenrolar da história, existe algo que não pode ser ignorado, que é a arte. As paisagens marinhas são exasperantemente lindas, e o design da cidade submarina é algo de espectacular. Cores, brilhos, elementos gráficos, todos eles contribuem para formar um ambiente muito realista e, sobretudo, muito belo.
Finalmente, a música. Os temas utilizados são muito calmos e muito bonitos, sendo que eu fiquei com uma preferência pelo primeiro tema de encerramento (spoiler: a música completa não é assim tão gira) interpretada pela cantora Nagi Yanagi (que também interpretou um dos temas da série Naruto Shippuden). No meio, tudo se adequa muito bem a cada uma das situações, trazendo tanto tragédia como placidez a todo o ambiente. Ray, uma cantora praticamente desconhecida dá a voz aos dois temas de abertura e ao tema de encerramento do último episódio.
Sob a realização de Toshiya Shinohara (RDG Red Data Girl e The Book of Bantorra) e com a contribuição dos estúdios P.A. Works (responsáveis por animes como: Another, Tari Tari e RDG Red Data Girl), Nagi no Asukara foi transmitida entre o mês de Outubro de 2013 e 3 de Abril de 2014, com um total de 26 episódios.
No geral, não é uma má série e até poderá não desapontar ao tipo de espectador que não tem por hábito ver animes com a temática amorosa.
Escrito por: Carol Louve