Ken Takakura, de 83 anos, um dos actores mais conhecidos do cinema japonês, faleceu na passada semana num hospital de Tóquio, no Japão, vítima de um linfoma, informou nesta terça-feira (18) a imprensa local.
Apontado como o “Clint Eastwood” japonês por interpretar personagens duros e sérios, Takakura ganhou fama internacional quando participou em filmes como “The Yakuza (1974), de Sydney Pollack, e “Black Rain” (1989), de Ridley Scott, nos quais trabalhou ao lado de Robert Mitchum e Michael Douglas.
Em 2013, o actor recebeu das mãos do imperador Akihito do Japão a Ordem da Cultura, o prémio de maior importância nesta área concedido no país asiático, em reconhecimento da sua carreira e pela sua contribuição à difusão da cultura nipônica.
Natural de Fukuoka, no sul do Japão, Takakura participou de quase 150 filmes, e obteve vários prémios pelos seus desempenhos em filmes como “Poppoya” (1999), onde foi galardoado como o melhor actor em festivais como o de Montreal e da Ásia-Pacífico, além da distinção concedida pela Academia do Japão.