Já lá vão mais de 20 anos quando um grupo de nove amigos que frequentava o clube de jazz da Universidade decidiram-se juntar para formarem os Osaka Monaurail (オーサカ-モノレール), um grupo com influências jazz, funk e soul.
Nos primeiros anos de actividade apenas tocaram em concertos universitários, mas depois de terem visto a receptividade dos amigos decidem atacar os bares e casas noturnas em Osaka. Estávamos no anos de 1994-1995. Quatro anos mais tarde, assinam pela RD Records e lançam o seu primeiro disco de originais intitulado What It Is – What It Was.
Ao longo dos anos os Osaka Monaurail têm lançado vários discos: os primeiros 3 foram lançados pela RD Records, depois mais quatro álbuns na P-Vine Records (2006-2009) e o mais recente “State Of The World” editado pela King Records (2011). Na Europa, os três mais recentes discos podem ser encontrados na pequena editora alemã Unique Records.
Entre discos, os Osaka Monaurail não param com as suas tourneé. No verão de 2006 a banda faz uma série de concertos com a lenda do soul/funk, Marva Whitney (falecida em Dezembro de 2012), conhecida como uma das divas preferidas de James Brown. Esta parceria tornou-se, sem dúvida, uma das colaborações mais emocionantes no funk na era moderno e que ficou registado em dois longa-duração “I Am What I Am” e “Live In Japan”.
O grupo passou por muitas mudanças de membros. No entanto, a maior parte do actual line-up está junto há mais de dez anos. Os Osaka Monaurail a partir de 2013 são Ryo Nakata (vocais e teclados); Kentaro Yamagata e Teihei Awaji (trompetes); Shimon Mukai (saxofone tenor); Dan Hayami & Yuichi Ikeda (guitarras); Dai Nakamura (baixo); Soki Kimura (bateria).
Para ficarem a conhecer deixamos o videoclip Quick Sand retirado do album “Reality for the People” (2006).