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Arakawa

Shusaku Arakawa 荒川 修作 usava apenas sobrenome e era (1936-2010) um artista e arquitecto que se dedicou a combater a morte. Com a sua esposa e colaboradora, a norte-americana Madeline Gins (1941-2014), delineou uma filosofia chamada, em inglês, Reversible Destiny 天命反転地, ao mesmo tempo que declaravam ter decidido não morrer.

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Arakawa nasceu em Nagóia e estudou em Tóquio na Escola de Arte Musashino (武蔵野美術学校; mais tarde passou a ter designação de Universidade; a referir como curiosidade outros alunos desta instituição, como o mangaka e realizador Satoshi Kon ou Yuko Shimizu, a criadora de Hello Kitty, entre muitos outros). Aí iniciou a sua actividade artística enquadrado num grupo neo-dadaísta e o seu ensimesmamento com a morte estava já bem patente numa das suas primeiras exposições na galeria Muramatsu, que consistia em vários caixões de madeira com esculturas de cimento de forma abstracta assentes em tecidos luxuosos. Depois do seu período formativo muda-se para Nova Iorque (segundo o próprio levava nos bolsos apenas 14 dólares e o número de telefone do fundador do movimento Dada, Marcel Duchamp). Aí conheceu a sra. Gins, acabando por se casarem em 1965.

Apesar de inicialmente se terem dedicado predominantemente à pintura, à poesia e às instalações, voltaram-se ambos para a arquitectura como meio principal de produção artística. Dos seus projectos mais interessantes temos por exemplo o plano de criação do que seria a “City of Reversible Destiny“, um projecto de habitação de 30 hectares em Mitaka (Tóquio), dos quais apenas 9 apartamentos, compostos por cilindros, cubos e esferas, acabaram por ser concluídos.

A filosofia deste projecto assenta na ideia de que um edifício deve ser confuso, com ângulos abstrusos e, até, perigoso, na medida em que habitar neste tipo de ambiente provoca uma relação espacial tentativa que invariavelmente traria um benefício imunitário, combatendo desta forma a morte.
Outro dos seus projectos mais populares foi o parque em Yoro (Gifu) 養老天命反転地 , que guia os visitantes por várias experiências cognitivas e sinestésicas com o propósito de criar a sensação de instabilidade e desequilíbrio. Por isto, recomenda-se mesmo a quem o visite que venha equipado de forma apropriada, com sapatilhas de sola de borracha para maior aderência e capacete! Tendo sido criado em 1995 atrai cerca de 90,000 turistas todos os anos.

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Mais expressivo ainda foi o projecto Bioscleave House (Lifespan Extending Villa) desenvolvido em Long Island (Nova Iorque). Neste edifício o pavimento é desnivelado e irregular, com janelas e iluminação colocadas de forma caótica, tudo pintado das mais variadas cores. Inclui ainda varões para que os habitantes se possam agarrar no caso de ficarem desorientados em demasia, uma vez que até manter a verticalidade constitui um desafio. Para além disso Arakawa e Gins publicaram ainda um manual para esta casa com instruções de índole surrealista (“Try to maintain two (or more) separate tentativeness, that is, two (or more) distinct areas of indeterminancy“, p.e.).

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A filosofia central à obra de Arakawa e Gins acaba por ser justificada nos benefícios de saúde, evitando o sedentarismo e o comodismo, para além de demonstrar uma nova perspectiva na construção de habitações, certamente mais positiva e consequente. A necessidade de provocar continuamente uma nova experiência e desafio, mesmo no lar, permitiria a abstracção da inevitabilidade da morte. O desafio aparentemente simples que é manter permanentemente o equilíbrio acaba por exercitar a musculatura e apurar os reflexos.

Outras características como a colocação de interruptores em locais de difícil acesso ou portas tão baixas que é necessário passar por elas agachado deixam antever a inevitabilidade da obrigação de assinar um termo de responsabilidade quando se entra nesta casa, estando a mesma também vedada a crianças, traindo o seu aspecto de centro de actividades que certamente não pareceria fora de sítio num parque infantil.

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Os últimos anos foram trágicos para o casal pois não só foram duas das muitas vítimas de Bernie Madoff, o que os levou a encerrar o escritório que mantinham em Manhattan, despedir os seus funcionários e colocar o edifício Bioscleave House à venda (para os interessados, está avaliado em 4 milhões de dólares) como viram os seus esforços em evitar a morte serem em vão, com Arakawa a falecer em 2010 e Gins em 2014.

No entanto, e para acabar este artigo de forma mais agradável, também se pode argumentar que atingiram a tão desejada imortalidade, na medida em que o seu legado permanece vivo nas suas publicações e, obviamente, nos vários edifícios por eles desenhados e erigidos.

Escrito por: João Mota

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