Loading...
CulturaNotícias

Faleceu Ko Murobushi

Ko Murobushi, um dos nomes mais conhecidos do Butoh, faleceu ontem dia 18 de Junho apenas quatro dias após completar os 68 anos de idade. O artista sofreu um ataque cardíaco quando estava no aeroporto de Munique, onde se preparava para viajar até Viena, local onde iria iniciar o seu novo projecto, inspirado no coreografo e bailarino russo Vaslav Nijinsky.

komurobushi

Murobushi foi um dos pupilos de Hijikata Tatsumi, um dos pais do Butoh, e é considerado o seu verdadeiro herdeiro. Com apenas 25 anos inaugurou juntamente com alguns colegas a primeira revista dedicada à Arte, a Hageshii Kisetsu, e foi também ele o responsável por levar o Butoh aos palcos internacionais nos finais dos anos 70.

Em Portugal o artista icónico visitou Lisboa em 2008 com Quicksilver, um espectáculo que tratava a condição primitiva do Ser Humano, uma realidade repleta de horrores de guerra como o genocídio.

Deixo-vos ainda uma frase retirada de uma entrevista ao crítico Tatsuro Ishii: “O movimento físico da dança não significa simplesmente mover ou mexer o corpo. Há também fisicalidade incorporada num estado de imobilidade e silêncio. Eu acredito que chegar à origem disto envolve um processo de constante e contínua experimentação.”

O artista poderá ter-nos deixado mas certamente a sua Arte continuará por muitos anos, passada de si para as novas geração e destas para as gerações futuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.