J-Stars Victory VS+ é um jogo de luta desenvolvido pela Spike Chunsoft e lançado pela Bandai Namco Entertainment que depressa se torna o sonho de qualquer fã de manga e anime ao juntar as personagens mais populares da Shukan Shonen Jump (uma revista japonesa que publica manga desde 1968), incluindo personagens do Naruto, Bleach, Rurouni Kenshin, One Piece, Dragon Ball, Saint Seiya, Gin Tama, entre muitos outros.
Assim que entramos no jogo, deparamo-nos com cinco modos de jogo: J-Adventure, Victory Road, Arcade, Free Battle e Online Mode. Neste último modo o jogador poderá enfrentar outros jogadores online mas existe também a possibilidade de enfrentarem os vossos amigos em modo offline, sendo que J-Stars Victory VS+ possui modo Co-op (split-screen), quer para os modos de combate quer para o modo campanha.
Começamos então esta review por falar um pouco do J-Adventure. Este possui quatro campanhas, cada uma protagonizada por um personagem diferente. Essas campanhas são a Dynamic Arc (Luffy de One Piece), a Hope Arc (Naruto de Naruto), a Investigation Arc (Toriko de Toriko) e a Pursuit Arc (Ichigo de Bleach). Todas se passam num mundo formado por algumas ilhas onde encontramos espaços retirados dos universos dos mangas incluindo a Kame-House, o Planeta Namek, a Hidden Leaf Village, a PK Academy, a Kameari Police Station, entre outros.
Nas quatro missões o objectivo principal dos personagens é o de treinar para combater no Jump Battle Tournment, no entanto, existem algumas missões secundárias que consistem em encontrar itens, quebrando a monotonia. Para além disto, durante as campanhas encontrarão momentos em que o foco deixa os protagonistas e passa para personagens secundários que também podemos controlar momentaneamente. Por exemplo, na Dynamic Arc existe uma parte em que deixamos Luffy para seguir a “aventura” de Gin Tama.
Também é importante referir que apesar dos protagonistas e lutadores principais serem o Luffy, o Naruto, o Toriko e o Ichigo, o jogador pode escolher com quem jogar de entre um pequeno grupo de personagens que vai aumentando conforme avança na história. De igual forma, podemos escolher quem será o personagem que lutará ao nosso lado e qual terá o papel de suporte, do qual falarei mais à frente.
Agora vamos ao sistema de combate, que diga-se é aquilo que todos querem realmente saber.
Se são novos neste tipo de jogos, existe um tutorial no inicio das campanhas que esclarecerá como se fazem ataques simples, ataques de área, como se chama o personagem de apoio, o que é preciso para ganhar um combate, etc. No entanto, o jogo deixa espaço para a experimentação e descoberta de “novos” ataques e novas estratégias.
Quanto ao sistema de victória/derrota, J-Stars Victory VS+ é um pouco diferente dos outros jogos sendo que a vitória não é determinada pela barra de vida do oponente mas pela barra de “gauge”. Esta barra enche quando um oponente é derrotado e diminui quando um membro da equipa do jogador é derrotado. Quando a gauge enche totalmente, a equipa ganha.
Para derrotar os oponentes existem ataques simples, ataques mais poderosos que consomem stamina, ataques de área, contra-ataques e claro, combos. Os combos podem ser combos normais (determinados pela sequência de certos ataques) ou combos de equipa, que acontecem quando dois jogadores (ou o jogador e o “jogador” automático) atacam o mesmo oponente, incentivando o trabalho em equipa.
Existe ainda o Victory Burst que é uma espécie de “finisher“. Em cima, no meio do ecrã, existe uma barra que determina que equipa está a fazer mais dano. Depois de atingir um certo dano, a equipa pode usar o Victory Burst, o qual permite o uso de um ataque bastante poderoso.
E claro, pode-se sempre juntar este ataque com o ataque do personagem suporte. Este personagem pode ser chamado em qualquer altura para atacar um determinado oponente (escolhido pelo jogador) e depois vai embora, podendo ser chamado apenas 30 segundos depois.
Por fim, adorei a “inteligência artificial” neste jogo. Infelizmente a minha experiência com personagens controladas pelo computador nunca foi muito boa mas em J-Stars Victory VS+, a I.A. é bastante boa não só pelo facto de que o “jogador” segue bem as ordens que lhe são dadas (atacar, retirar) mas também porque está constantemente a combater e chega mesmo a usar o Victory Burst por ele próprio. Durante o meu jogo, cheguei mesmo a vencer alguns combates mais difíceis graças a ele.
Juntamente com um som que nos avisa quando um oponente se prepara para nos atacar, este é um jogo que vos vai dar uma sensação de “confusão organizada” típica dos episódios com grandes batalhas onde os oponentes vão mudando, onde a entreajuda é importante e onde todo o cenário acaba destruído. Sim, desde uma esplanada a um edifício, praticamente tudo pode ser destruído. Para além disto, cada personagem acaba por ter diferentes tipos de luta, permitindo ao jogador escolher qual o personagem que mais gosta.
Quanto mais jogar mais vantagens o jogador vai tendo ao poder comprar novos personagens e novos power-up através de J-Points e Moedas adquiridos ao vencer combates ou ao completar missões.
Em termos de pontos negativos não há grande coisa a apontar, excepto a facilidade do modo de campanha. Embora seja ideal para novos jogadores por lhes permitir descobrir e experimentar os elementos do jogo, torna-se algo pouco desafiador.
J-Stars Victory VS+ é um jogo que pode ser jogado entre amigos mas é também um jogo para toda a família, trazendo há vida os nossos personagens favoritos, mesmo aqueles que originalmente não são conhecidos pelas suas habilidades físicas.
Escrito por: Ângela Costa (@angelaookami)