Este é um anime perfeitamente normal. Acredito pouco nas escolhas que as distribuidoras americanas fazem para o anime que passa nas suas televisões e, mais uma vez, tal se prova.
Esta série é um misto de anime de desporto, Kendo, com o estilo “slice of life” pouco complexo. Seguimos a vida e as aventuras de um grupo de meninas, focado na personagem de Tama-chan, que estão unidas pelo desporto, participando num clube de kendo e em vários torneios desta mesma actividade.
Em termos desportivos, o anime não capta muito o interesse. O jogo/desporto não está explicado de forma estruturada, pelo que acompanhar os combates não é simples, e não é o foco principal do anime. Na verdade, aparenta ser irrelevante o desporto que une todas estas meninas.
O ponto em que a história se esforça mais é no desenvolvimento de Tama-chan e das suas relações com as outras pessoas, isto é, na forma como ela faz amigos e se abre mais a situações sociais diversas. Ainda assim, a personagem não fascina, pois é extremamente simples, e todas as outras pessoas que participam nesta história têm pouco foco e desenvolvimento, caracterizando-se simplesmente pelos seus traços principais. Não digo que sejam personagens extremamente fracas, pois estes traços acabam por ser bastante divertidos e trazem uma boa dinâmica à série.
Em Bamboo Blade não temos grandes momentos de animação que nos falem muito sobre a arte marcial. O design dos personagens é variado e apropriado às suas características. Talvez haja um foco demasiado sobre as séries de Tokusatsus (abreviatura da expressão japonesa “tokushu satsuei” (特殊撮影), que pode ser traduzida como “filme de efeitos especiais”) que Tama-chan vê e que não aparentam ser necessários, se não para uma homenagem um pouco desregrada a este género em si.
Musicalmente, temos pouca coisa para além das músicas destas séries, que aparecem em tom jocoso. Apesar do tema de abertura “BAMBOO BEAT” interpretado por Ryou Hirohashi, Megumi Toyoguchi, Sachiko Kojima, Houko Kuwashima & Rina Satou não cativar, a canção de encerramento “STAR RISE” também interpretada pelo mesmo colectivo tem qualquer coisa de “catchy” e por esse motivo acaba por ficar na memória.
A série Bamboo Blade (título original, バンブーブレード) tem 26 episódios e foi transmitada entre o periodo de Outubro de 2007 e Março de 2008. Foi realizada por Hisashi Saito (que é mais conhecido como “key animator” em várias séries de relevo como Mobile Suit Gundam) e produzida em parceria por vários estúdios de animação como por exemplo: AIC e Square Enix para citar os mais importantes.
Um anime que não prima pela sua apresentação, mas que poderá ter um efeito relaxante conforme a altura em que seja visto.
Escrito por: Carol Louve