Esta é a primeira série de animação produzida pela Ghibli onde é utilizada a moderna animação digital por cell shading. Isto causou uma impressão muito negativa aos fãs de Miyazaki ao início, sobretudo para aqueles que esperavam uma estética mais à filme da Ghibli mas agora em formato de vários episódios. No entanto, não desisti de ver e o resultado final é algo de fantástico!
Baseado na literatura infantil clássica da Suécia, este anime fala da vida diária de uma menina que vive num castelo rodeado por uma floresta. Ela é Ronja, filha de ladrões. Vive muitas aventuras, mais ou menos perigosas, num ambiente bucólico e fantasioso. Trata-se de um anime para crianças, uma história simples e carinhosa sobre o crescimento pessoal, a coragem e a família. As personagens são cativantes e amorosas e não conseguimos deixar de gostar de todos eles. As crianças são mesmo crianças e têm atitudes próprias para as idades. Mas os adultos, também eles são muito divertidos! Se a Ronja crescesse, como gostaria de fazer cosplay dela! Poderia fazer de Lovis, mas ela é um bocadinho maior que eu e não ia ficar bem…
Apesar da animação dos personagens necessitar de um certo tempo de habituação, temos de admitir que são extremamente expressivas e estão muito bem animadas, com movimentos sólidos e fluídos. Mas a melhor parte da arte será a arte cénica, que está descriminada ao máximo detalhes. São imagens lindíssimas da floresta. Infelizmente há algumas sequências repetidas, e acabamos por ver sempre os mesmos veados e as mesmas raposas. Ainda assim, considerando que os animes muitas vezes erram na anatomia animal, a vida selvagem florestal está muito bem caracterizada.
O tema de abertura “Haru no Sakebi” (春のさけび; Choro da Primavera) cantada por Aoi Teshimae o de encerramento “Player” interpretado por Mari Natsuki transmitem e têm uma sonoridade à faixa etária à qual está dirigida este anime de 26 episódios transmitidos na televisão japonesa no ano passado (2014). Mas temos alguns temas na série que são memoráveis e cheguei mesmo a escrever uma nova letra para a canção de embalar, que produzirei com o meu pessoal e usarei em skit de cosplay (para a Erin).
Sanzoku no Musume Ronja é um anime calmo, muito agradável, querido e memorável produzido por um dos estúdios mais famosos do país do Sol Nascente e realizado por Miyazaki não o pai mas sim o filho, Goro. Como nota final digo-vos que acredito que se conseguirem ultrapassar a primeira impressão da animação digital, poderão apreciar esta série com outros olhos e gostar dela como eu gostei!
Escrito por: Carol Louve