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Suzuki Harunobu

Foi um dos xilógrafos mais importantes da sua época e participou decisivamente no desenvolvimento do nishiki-e e da impressão a cores. Suzuki Harunobu (鈴木春信) nasceu em 1725 em Edo (nome antigo da actual capital japonesa) e foi aí que aprendeu toda a sua arte, apesar de ter morrido com apenas 45 anos a 7 Julho de 1770.

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Não se sabe ao certo mas pensa-se que Harunobu aprendeu a arte com Shigenaga, mas os seus primeiros trabalhos na sua grande maioria são retratos de mulheres e de actores que mais se associam ao estilo dos grandes mestres Torii, Kiyomitsu ou mesmo Kiyotsune. Durante a sua viagem de aprendizagem esteve influenciado por Nishikawa Sukenobu de Quioto, bem como por Kiyomitsu e pelos pintores ukiyo-e da escola de Kawamata.

Nas suas obras também conseguimos apreciar o estudo da escola kanou e dos artistas chineses do século XVI, como foram Ch’iu Ying e T’ang.

Harunobu encontrou o seu próprio estilo por volta do ano de 1762 e ajudou a que o estilo do ukiyo-e (浮世絵, “retratos do mundo flutuante”, em sentido literal, vulgarmente também conhecido como estampa japonesa) ainda se desenvolve-se mais depressa. Ele é o pintor do bijin-ga, palavra japonesa que significa imagens de mulheres bonitas e mostra-as em ambientes mundanos. Também a vida quotidiana das mulheres da burguesia e as mulheres em cenas mitológicas com uma elegante coloração são outras das temáticas trabalhadas por Harunobu.

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Tinha uma técnica diferenciada dos demais que consistia em imprimir por meio de pranchas sucessivas uma ampla variedade de cores na mesma lâmina, o que trouxe maior versatilidade à arte da gravura.

Em 1764 recebeu o encargo de fazer desenhos para calendários que seriam postos à venda pelo editor Shokakudo. Os círculos de intelectuais, poetas e artistas de Edo impulsionaram a divulgação do nishiki-e (técnica japonesa de xilógravura multi-colorida). Harunobu, como director artístico do círculo, devia realizar cartões de de felicitações e para o ano Novo, as chamadas e-goyomi.

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Nada era demasiado caro para os elementos do círculo que tinham um bom gosto estético, por isso implementaram-se materiais valiosos e a impressão a cores atinge o seu auge no ano de 1765 com a mudança do “duotone” ou três cores para uma uma enorme paleta de cores.

Entre 1765 e 1770, ano da sua morte Harunobu criou mais de 20 livros ilusttados e mais de 100 estampas coloridas e mais um bom número de pinturas. Durante esses anos Harunobu também fez alguns trabalhos com cenas eróticas denominadas shunga e sempre teve o previlégio de ter como modelos O-sen e O-Fuji famosas pela sua enorme beleza segundo os padrões da época.

Escrito por: Fernando Ferreira

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