Loading...
ArtigosCultura

Tsuneko Sasamoto

É provavelmente a fotografa mais velha em activo e completou no passado 101 anos de idade. Sasamoto Tsuneko (笹本恒子) foi a primeira fotojornalista do país do Sol Nascente.

Apesar de várias controversias sobre a data de nascimento de Sasamoto, recentemente a data foi clarificada no livro “Enciclopédia do Fotografo Japonês” onde se confirma que a fotografa nasceu a 1 de Setembro de 1914 em Shinagawa Ward, Tóquio.

1

Filha de um comerciante de quimonos, Sasamoto na sua juventude estudou na Divisão de Economia Doméstica da Faculdade de Tecnologia de Tóquio, mas saiu porque queria concentrar-se no estudo da pintura. Poucos anos depois o seu pai em segredo mandou-a para um Instituto de Fotografia. Durante esse periodo, Sasamoto também teve numa escola de moda (um dos seus gostos principais).

Sasamoto começou a trabalhar como fotógrafa profesional aos 25 anos, quando as suas fotos antes da Guerra e pós-guerra ganharam algum destaque. A curiosidade inata de Sasamoto foi sempre o seu fio condutor do seu trabalho. Em entrevista recente ela diz: “Estou sempre assustada mas sou ainda mais curiosa, não gosto mas quero sempre ver. Sinto que tenho que fazer frente ao mundo para que as pessoas saibam o que eu vejo. Eu só quero tirar fotos”.

2

Em Setembro de 1941 casou pouco depois do seu irmão ter falecido com a doença de beribéri, mas por volta dos 35 anos divorciou-se do seu primeiro marido que a tinha apoiado bastante no seu trabalho e na sua carreira como fotógrafa.

Em 1945, após o fim da guerra vai trabalhar para o jornal de Chiba. No ano seguinte, torna-se fotógrafa oficial do jornal da comissão democrática das mulheres em Tóquio. Em 1947, larga o jornal e decide continuar a sua carreira como fotojornalista freelancer. Três anos mais tarde, funda a Associação Japonesa de Fotógrafos e onde actualmente é membro honorário.

Durante mais de 20 anos, Sasamoto esteve em silêncio apesar de continuar o seu trabalho como fotografa. Em 1985 com 71 anos de idade, volta a estar na ribalta quando é apresentada uma exposição intitulada “As pessoas que decoram a história Showa”, uma homenagem à mulher japonesa.

3

Em 2001, vence a 16ª edição da Lady Diamant Award e dez anos mais tarde vence o Eiji Yoshikawa Culture Award. No ano passado (2014) e com a bonita idade de 100 anos vence o prémio especial do 43º Best Dressed Award vencedor.

Actualmente com 101 anos Tsuneko Sasamoto continua a fotografar como se não houvesse amanhã… e afirma que “Nunca nos devemos acumudar. É essencial esarmos positivos em relação à nossa vida e nunca desistir.” e é isso que tem feito ao longos deste século de vida.

Escrito por: Fernando Ferreira
Créditos das imagens: 90thsite

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.