É provavelmente a fotografa mais velha em activo e completou no passado 101 anos de idade. Sasamoto Tsuneko (笹本恒子) foi a primeira fotojornalista do país do Sol Nascente.
Apesar de várias controversias sobre a data de nascimento de Sasamoto, recentemente a data foi clarificada no livro “Enciclopédia do Fotografo Japonês” onde se confirma que a fotografa nasceu a 1 de Setembro de 1914 em Shinagawa Ward, Tóquio.
Filha de um comerciante de quimonos, Sasamoto na sua juventude estudou na Divisão de Economia Doméstica da Faculdade de Tecnologia de Tóquio, mas saiu porque queria concentrar-se no estudo da pintura. Poucos anos depois o seu pai em segredo mandou-a para um Instituto de Fotografia. Durante esse periodo, Sasamoto também teve numa escola de moda (um dos seus gostos principais).
Sasamoto começou a trabalhar como fotógrafa profesional aos 25 anos, quando as suas fotos antes da Guerra e pós-guerra ganharam algum destaque. A curiosidade inata de Sasamoto foi sempre o seu fio condutor do seu trabalho. Em entrevista recente ela diz: “Estou sempre assustada mas sou ainda mais curiosa, não gosto mas quero sempre ver. Sinto que tenho que fazer frente ao mundo para que as pessoas saibam o que eu vejo. Eu só quero tirar fotos”.
Em Setembro de 1941 casou pouco depois do seu irmão ter falecido com a doença de beribéri, mas por volta dos 35 anos divorciou-se do seu primeiro marido que a tinha apoiado bastante no seu trabalho e na sua carreira como fotógrafa.
Em 1945, após o fim da guerra vai trabalhar para o jornal de Chiba. No ano seguinte, torna-se fotógrafa oficial do jornal da comissão democrática das mulheres em Tóquio. Em 1947, larga o jornal e decide continuar a sua carreira como fotojornalista freelancer. Três anos mais tarde, funda a Associação Japonesa de Fotógrafos e onde actualmente é membro honorário.
Durante mais de 20 anos, Sasamoto esteve em silêncio apesar de continuar o seu trabalho como fotografa. Em 1985 com 71 anos de idade, volta a estar na ribalta quando é apresentada uma exposição intitulada “As pessoas que decoram a história Showa”, uma homenagem à mulher japonesa.
Em 2001, vence a 16ª edição da Lady Diamant Award e dez anos mais tarde vence o Eiji Yoshikawa Culture Award. No ano passado (2014) e com a bonita idade de 100 anos vence o prémio especial do 43º Best Dressed Award vencedor.
Actualmente com 101 anos Tsuneko Sasamoto continua a fotografar como se não houvesse amanhã… e afirma que “Nunca nos devemos acumudar. É essencial esarmos positivos em relação à nossa vida e nunca desistir.” e é isso que tem feito ao longos deste século de vida.
Escrito por: Fernando Ferreira
Créditos das imagens: 90thsite