Foi um dos mais bem sucedidos yokozuna, título dado ao sumotori (lutador de sumo) que alcançou o grau mais alto desta modalidade desportiva japonesa. sempre. Em 2005 ele se tornou o primeiro homem a vencer todos os seis torneios oficiais (honbasho) num único ano. Durante toda sua carreira, ganhou 25 campeonatos da primeira divisão do torneio, colocando-o no terceiro lugar na lista dos melhores lutadores de todos os tempos.
Nasceu na cidade de Ulaanbaatar (literalmente Herói Vermelho) na Mongólia a 27 Setembro de 1980 com o nome de Dolgorsürengiin Dagvadorj mas desde que começou a praticar a modalidade e assim que chegou ao Japão mudou o seu nome para Asashoryu Akinori (朝青龙明徳).
Asashoryu vem de uma família com uma forte tradição no wrestling mongol. Tanto o seu pai como os seus dois irmãos mais velhos alcançaram grandes feitos na modalidade. Aquando jovem ainda experimentou o judo na Mongólia, mas deciciu abraçar o Sumo quando veio para o Japão como um estudante de intercâmbio na Meitoku Gijuku High School, em Kochi.
Foi contratado pelo exozeki Asashio, que lhe deu o shikona de Asashoryu, literalmente, “dragão azul matinal” e fez sua estreia profissional em Janeiro de 1999. Naquela altura, os seus compatriotas mongóis Kyokushūzan e Kyokutenhō estavam na primeira divisão e eram grandes estrelas no seu país de origem, mas Asashoryu não demorou muito a alcançálos. Atinge a elite sekitori em Setembro de 2000, ganhando a promoção à divisão Juryo, e alcançou o topo da divisão makuuchi dois torneios mais tarde, em Janeiro de 2001.
Um ano mais tarde entra para a primeira divisão do Campeonato (Yusho) com um registro de 141. Asashoryu precisou apenas 23 desafios após a sua estreia profissional para ganhar o primeiro lugar na divisão máxima do desporto, tornandose assim no atleta que conseguiu este título mais rápido.
No primeiro mês de 2003 ganha o seu segundo campeonato. Logo após o torneio, Asashoryu recebe o título de Yokozuna, o posto mais alto no Sumo. A sua promoção coincidiu com a lesão sofrida por Takanohana Kōji (貴乃花 光司).
Entre 2004 e 2007, Asashoryu foi eleito o melhor lutador de sumo, mesmo assim não se livrou das enormes críticas da comunicação social japonesa e da Japan Sumo Association por não cumprir os padrões de comportamento esperado de um detentor de tal prestígio. Tal comportamento inadequado também se tornou no primeiro Yokozuna da história a ser suspenso da competição quando em Agosto de 2007 participou num jogo de futebol no seu país de origem. Depois de uma carreira cheia de uma infinidade de outras controvérsias, dentro e fora o dohyō, ele decide abandonar o seu desporto de eleição em Fevereiro de 2010 após alegações de que ele havia assaltado um homem fora de uma discoteca da capital japonesa.
Imediatamente após o seu retiro do sumo surgiram especulações que Asashoryu tinha criado um campo no seu país de origem para treinar uma nova modalidade de luta que combina diversas artes marciais. Asashoryu enquanto competia no campeonato de Sumo foi ganhando muito dinheiro e criou uma holding familiar para investir exclusivamente no interior da Mongólia. A empresa tem activos no sector bancário, imobiliário e mineira. Em 2012 sua riqueza foi estimada entre 50 e 75 milhões de dolares.
Além do seu lado empresarial, ele também é um activo filantropo criando a Fundação Asashoryu, que apoia a equipa olímpica da do seu país de origem, a Mongólia, dando bolsas de estudo para estudantes universitários que estudam no próprio país ou no Japão. Também doou livros de inglês didácticos para várias escolas. Actualmente Asashoryu Akinori é membro do Partido Democrata, carreira política que abraçou desde Maio de 2013.
Escrito por: Fernando Ferreira