Loading...
ArtigosCulturaManga

Yusuke Murata

Nascido a 4 de Julho de 1978 em Miyagi, Japão, Yusuke Murata (村田 雄介) é um famoso “mangaka” tendo ficado celebrizado pela obra «Eyeshield 21 (アイシールド21)», publicada na revista Weekly Shōnen Jump entre Julho de 2002 e Junho de 2009.

1

A série contou com cerca de 333 capítulos e a adaptação a anime possuiu um total de 145 episódios dirigida por Masayoshi Nishida, Shin Katagai e co-produzida entre a TV Tokyo, NAS e Gallop. A série foi exibida pela TV Tokyo entre 6 de Abril de 2005 e 19 de Março de 2008, a popularidade foi tão grande que contou com a produção ainda de um par de OVAS; álbuns de áudio; jogos eletrónicos e ainda outro tipo de mercadorias e produtos, tendo sido uma das obras mais vendidas, encontrando-se várias vezes no top dos dez mangas mais comercializados.

Aos 12 anos de idade já participava em concursos, onde mostrava o seu grande talento, tendo concorrido à projeção de vilões para a série «Mega Man», vencendo por duas vezes, valendo-lhe a presença do seu nome no jogo dedicado a esta personagem, como responsável pela produção de «Dust Man de Mega Man IV»; «Crystal Man de Mega Man V» e também do «Mega Man III». Foi aprendiz de Takeshi Obata também ilustrador, conhecido pela obra «Bakuman» e «Death Note»; de Akitsugu Mizumoto conhecido por «Ei-Row» e Kyosuke Usuta responsável por «Pyu to Fuku! Jaguar».

A sua carreira profissional iniciou-se aos 16 anos como “mangaka”, tendo o seu primeiro trabalho sido um one-shot intitulado «Partner», publicado pela Weekly Shōnen Jump, proporcionando-lhe aos 18 anos o 122º Hop Step Award. Três anos mais tarde, lançava «Samui Hanashi», o vice classificado no 51º Akatsuka Award. No ano de 2002 publicava «Kaitou COLT» e dois one-shots que estariam na base da sua obra-prima, «Eyeshield 21».

2

Escreveu e igualmente desenhou uma curta narrativa denominada «Madofuki Park», destinado à edição de Março de 2008, da Jump Square, que abordava a história de um lavador de janelas futurístico. Criou também um one-shot «Blust!», que abordava a história de um menino no qual foram realizados experimentos que lhe proporcionaram a aquisição de poderes invulgares, tendo como fonte de energia o consumo de curry. Um outro one-shot foi efetuado em 2010 saindo como destaque na revista semanal Weekly Shōnen Jump, nomeado de «Minds», referindo-se a um soldado que se tinha sacrificado durante uma guerra, que se desenrolava num tempo futuro.

Ilustrou os cartazes correspondentes ao 40º aniversário da revista Weekly Shōnen Jump, que exibiam uma pequena amostra das personagens mais carismáticas dos mangas que a revista dava destaque. Foi inclusive ilustrador de «Donten Prism Solar Car», redigido por Yasuo Ōtagaki, autor de «Moonlight Mile», publicado pela Jump Square, entre Outubro de 2010 e Julho de 2011.

3

Já em Janeiro de 2012 através da sua página pessoal do Twitter publicava uma notícia onde afirmava que juntamente com o criador do web manga «One Punch-Man», estava a desenvolver e a produzir um novo Shoujo (género de manga comercializado e destinado sobretudo a um público juvenil feminino), contudo, a verdade é que se tratava realmente de um remake do web manga «One Punch-Man».

Apenas como curiosidade, Murata é inclusive fã de produções como «Dragon Ball», de Akira Toriyama, e também de Kinu Nishimura, responsável por personagens como «Capcom».

Escrito por: Mia Mattos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.