Autor de uma das mais conhecidas obras de sempre, Hotaru no Haka ou “Grave Of The Fireflies” faleceu esta quarta-feira, dia 9 de Dezembro de 2015, aos 85 anos de idade.
Esta quarta-feira, a sua esposa encontrou-o em casa inconsciente, por volta das 21:00 horas, em Chiyoda, Tokyo. Uma ambulância foi chamada ao local, transportando-o de imediato para o hospital, onde veio a perecer, tendo o óbito sido declarado pelas 22:30 horas. Nosaka encontrava-se debilitado, estando até à presente data a receber em seu domicilio cuidados de enfermagem.
Akiyuki Nosaka nasceu no ano de 1930, em Kamakura City, Prefeitura de Kanagawa, tendo escrito uma obra intitulada “Grave Of The Fireflies”, baseada nas suas experiências pós-guerra, e na perda real da sua pequena irmã, entre outros elementos da sua família.
Recebeu o prémio Naoki, um dos prémios literários japoneses mais conhecidos, em 1967, pelo romance “America Hijiki”, entre outros trabalhos. Além dos romances que foi escrevendo durante a sua vida, compôs a letra para a canção infantil “Omocha no Chachacha” (Toys’ Cha-cha-cha).
Hotaru no Haka foi adaptado pelo diretor Isao Takahata e também pelo Studio Ghibli, num anime criticamente aclamado, no ano de 1988. Este romance inclusive inspirou a produção de um especial live-action transmitido em formato televisivo, no ano de 2005.