Loading...
ArtigosJogos

Saint Seiya: Soldiers’ Soul

Estamos de volta com mais um jogo da Bandai Namco, desta vez Saint Seiya: Soldier’s Soul, o jogo baseado no manga de Masami Kurumada, publicado entre 1986 e 1991 na Weekly Shonen Jump. Soldier’s Soul foi lançado no dia 25 de Setembro de 2015 para Playstation 3 e Playstation 4. A versão para PC foi lançada no passado dia 26 de Novembro e é esta a versão que jogámos para a review.

soldiersoul

Como acontece com outros jogos da Bandai Namco como J-Stars Victory VS+ (review), Saint Seiya: Soldier’s Soul pode ser dividido entre o modo campanha, o modo offline e o modo online.

O modo narrativo está dividido em quatro capítulos correspondentes aos quatro arcs principais do anime, nomeadamente Sanctuary, Poseidon, Hades e Asgard. Nos capítulos seguimos os eventos principais de cada arc e lutamos com vários vilões como os Gold Saints ou Poseidon. Existe também um “capítulo especial” chamado Battle of Gold, onde o jogador terá de enfrentar os Gold Saints novamente, agora com novas armaduras.

Os pontos positivos deste modo incluem a possibilidade dos novos jogadores ficarem a par dos eventos principais e dos inúmeros personagens que constituem o manga, a dificuldade média dos combates  que possibilita ao jogador habituar-se aos controlos e a explorar o sistema de combate (especialmente devido ao facto de não existir um tutorial, incentivando à experimentação), e a existência de objetivos a concluir durante os combates que oferecem um maior desafio e permitem adquirir mais moedas, usadas para, entre outras coisas, desbloquear personagens e costumes, ou comprar itens.

Porem o modo história possui alguns problemas como os personagens aparecerem do nada, a existência de falas durante os combates que distraem o jogador da acção, o uso de um narrador para exprimir o que sentem os personagens em vez de colocarem mais linhas de diálogo, a falta de expressão dos personagens, e a rapidez com que os eventos são contados, podendo ser um pouco confuso para quem não está familiarizado com a história.

soldiersoul02

O Battle Mode, ou modo offline, inclui um Vs Battle onde os jogadores poderão batalhar offline contra o computador, um Survival que como o nome indica é um modo onde o jogador poderá batalhar vários inimigos (recebendo recompensas cada vez maiores consoante o número de vitórias), e um Galaxy War onde o jogador poderá entrar num torneio offline contra o computador ou contra até oito amigos (sendo necessários apenas dois comandos). Este modo é bastante bom não apenas para diversão mas também como forma de treinar para o modo online.

Por falar em modo online, apesar de ter tido algumas dificuldades em encontrar oponentes (tendo de esperar vários minutos até o sistema encontrar um adversário), este é bastante interessante pela dificuldade e desafio que consegue criar. O cosmo gauge esvazia rapidamente, limitando o número de combos e de desvios (dashes) que o jogador pode fazer, e o ataque Big Bang é relativamente difícil de executar com sucesso. Para além disto, os movimentos e ataques tendem a ser rápidos e eficazes. Embora isto aconteça igualmente no modo offline, quando se confronta uma pessoa em vez do computador a experiência torna-se mais interessante e a vitória sabe melhor, pelo que o jogador teve de se esforçar muito mais por ela.

Para terminar os gráficos ficam infelizmente à quem quando comparados com jogos de luta lançados na mesma altura ainda que não sejam necessariamente maus. A banda sonora adequa-se ao espírito do jogo e ajuda o jogador a mergulhar no mundo de Saint Seiya, porem torna-se rapidamente repetitiva.

soldiersoul01

Se são fãs do manga e do anime, Saint Seiya: Soldier’s Soul é um jogo de luta que vale a pena comprar, especialmente para quem não tem acesso a uma boa ligação de internet ou Playstation Plus, devido à grande variedade de atividades offline disponíveis. Outra vantagem de  Soldier’s Soul em comparação a jogos do mesmo género, é o facto de não possuir DLCs, pelo que todos os personagens, costumes, arenas e itens podem ser adquiridos com moedas do jogo.

Escrito por: Ângela Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.