Loading...
AnimeArtigos

Haikyuu!!

Produzida pelo mesmo estúdio que produziu Kuroko no Basket, Haikyuu!! (ハイキュー!!) surge como uma lufada de ar fresco. É inevitável comparar as séries, porém, acho que fazer isso é um tremendo erro. Para começar, retratam desportos diferentes, a estrutura que cada série aplica nos seus episódios é igualmente diferente, e os personagens tem pouquíssimas semelhanças. Mas vamos então à análise.

3

A história de Haikyuu retrata o desporto voleibol, dentro do contexto da escola secundária, focando-se mais precisamente na equipa Karasuno. À primeira vista pode parecer uma típica série anime de desporto que se centra nos jogos de voleibol, no entanto ela marca a diferença por não se focar tanto nos jogos, apesar de os ter, mas sim no desenvolvimento de personagens. E não se foca apenas nos personagens principais, mas sim na equipa toda de Karasuno. É óbvio que a história progride à medida que os jogos vão acontecendo. Isso é inevitável. Afinal, isto é uma série anime de desporto. No entanto, achei que a série teve a capacidade de tornar cada episódio único, transmitindo emoções novas, e não caindo em clichés.

Algo que me surpreendeu foi o ritmo que teve no início. Estava à espera que começasse de uma forma intensa e só abrandasse no final. Haikyuu!! começa de uma forma bastante pausada, mas essa decisão é facilmente justificável. Tendo em conta que a série procura concentrar-se mais no desenvolvimento de personagens, foi importante que tivesse começado de uma forma lenta. Assim, tivemos tempo de conhecer os personagens que nós íamos acompanhar durante 25 episódios e de conhecer o contexto em que a história se enquadrava.

A equipa que está no foco da história era antigamente uma equipa bastante forte, mas por diversos motivos, entrou em crise. Com a entrada de novos membros na equipa bastante talentosos, a equipa de Karasuno vê a luz ao fundo do túnel, começa a ganhar a autoestima que tinha perdido e volta a ter como objetivo jogar no campeonato nacional. Embora a série se foque na maior parte do tempo na equipa de Karasuno, consegue dar atenção às equipas rivais. Isso foi um aspeto muito bom porque desta forma o espetador consegue ter duas perspectivas sobre determinados momentos.

1

Algo de que eu gostei bastante na história foi a sua simplicidade. É claro que temos em vários episódios momentos que são muito entusiasmantes e que nos põe os nervos em franja, e a simplicidade que refiro não torna a série nada aborrecido. Simplesmente esta simplicidade de que falo torna Haikyuu muito mais realista, e consequentemente, muito mais credível. Este factor de realismo é sempre bom em qualquer série, quer seja na história ou nos personagens, porque ajuda o espetador a identificar-se com algo. No entanto, é ainda mais importante em géneros que retratam coisas reais como desporto, a escola, a família, etc. Por último, não posso deixar de falar na comédia de Haikyuu  É genial. É cómico tanto visualmente, especialmente em expressões dos personagens, mas também a nível dos diálogos.

Existem diversos personagens fantásticos em Haikyuu  que são muito bem desenvolvidos ao longo dos episódios, especialmente os membros da equipa de voleibol de Karasuno. É neste aspeto que eu acho que a série se diferencia mais de Kuroko no Basket. Embora tenha os seus “protagonistas”, o resto da equipa não fica de parte, nem está ali só para servir de apoio aos protagonistas. De qualquer modo, como o elenco é muito grande, eu vou apenas fazer uma pequena análise dos personagens “principais”.

Hinata é um personagem que ultrapassa o obstáculo de ser pequeno, desenvolvendo a habilidade de saltar mais alto do que qualquer outra pessoa, compensando assim a sua falta de estatura. O que mais gostei na personagem dele foi a sua voracidade em relação aos jogos. Ele é o retrato perfeito daquele tipo de pessoas que simplesmente amam incondicionalmente um determinado desporto. É claro que a sua habilidade de saltar distingue-o dos restantes personagens, no entanto, para mim, o que o distingue mesmo, e o que o caracteriza, é o amor que ele sente pelo voleibol, e também a sua força de vontade e garra, nunca desistindo  até que o árbitro dê o apito final.

2

Kageyama começa a série anime como um miúdo arrogante com os seus colegas de equipa. Ao longo dos episódios este aspeto da sua personalidade vai mudando, à medida que ele começa a jogar com Hinata. Os dois usam a rivalidade que existe entre eles para se desafiarem mutuamente durante a série, e esses desafios vão permitir o crescimento e desenvolvimento dos dois, como jogadores e como pessoas. O  mais interessante na relação deles é como eles se completam no jogo. Após perceberem a dupla imbatível que são, começam a depositar uma confiança total um no outro, e proporcionam ao espetador momentos inesquecíveis.

A animação de Haikyuu!! como já era de esperar, é soberba. Afinal, estamos a falar de uma anime que foi animado pelo estúdio Production I.G. Teve uma grande qualidade, consistência e fluidez durante os episódios todos. Os jogos foram, sem dúvida, a melhor parte da animação, e vê-los é um regalo para os olhos. Os designs dos personagens, embora pareçam diferentes daquilo que estamos habituados a ver, são muito bons. Cada personagem tem um aspeto específico que o diferencia do restante elenco, e isso agradou-me bastante. Outro aspeto de que gostei foi como, em alguns casos, a forma como os personagens estavam desenhados refletia a personalidade deles, e noutros casos acontecia o contrário.

Haikyuu!! é um anime bastante agradável de se ver. A execução da série toda, juntamente com a escrita e a animação fantástica, tornou Haikyuu realmente inesquecível para mim. Acredito que qualquer pessoa conseguirá encontrar algo nesta série anime que irá despertar o seu interesse, porque Haikyuu!! consegue equilibrar muitíssimo bem diversos aspetos, desde a comédia (que é muito boa!!!), aos jogos, aos personagens, etc.

Escrito por: Filipa Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.