Loading...
AnimeArtigos

Tonari no Totoro

Produzido pelo Studio Ghibli e realizado por Hayao Miyazaki, um dos grandes mestres da animação japonesa da actualidade, Tonari no Totoro (O meu Vizinho Totoro) é um dos filmes mais vistos e adorados pelo público juvenil e suas famílias. Esta produção data de 1988, tendo sido lançada no Japão a 16 de Abril do mesmo ano.

Relata a história de duas irmãs Satsuki e Mei Kusakabe que se mudam propositadamente para o campo, para poderem ficar mais perto de sua mãe (Yasuko Kusakabe) que por motivos de saúde se encontrava hospitalizada.

Seu pai (Tatsuo Kusakabe) era professor universitário, vivia ocupado com o seu trabalho, mas essa situação não o impedia de estar com as filhas, de entrar em suas brincadeiras e de visitar a sua esposa.

A casa que passam a habitar é bastante antiga, precisando de reformas por causa do seu ar degradado, conferindo-lhe assim um aspeto assombrado, mas esse facto, não impediu que os três se mudassem para ela. Depois de uma boa limpeza, que Mei, Satsuki e a senhora Nanny que tomara conta da casa na ausência da família, esta ficou com um ar muito mais arejado e limpo. Rodeada de um grande jardim com flores e árvores, tornava-se sem dúvida o palco perfeito para todo o tipo de acontecimentos.

Satsuki andava na escola, mas a sua irmã mais nova ainda era muito pequena, não tendo mais que cinco anos, divertia-se explorando o espaço, sendo a primeira a encontrar e a conhecer o mundo dos Totoros, um universo mágico de criaturas místicas e alegres de olhar engraçado, com orelhas espetadas e longos bigodes que só apareciam às crianças.

Ambas viveriam grandes aventuras com estes seres, quer ao sol, quer à chuva, quer voando pelo céu estrelado, passando momentos inesquecíveis e ao mesmo tempo inimagináveis de poderem acontecer. Até porque é graças a estas criaturas, que Mei consegue chegar ao Hospital onde a sua mãe se encontrava, para lhe dar uma espiga de milho que esta tinha apanhado, juntamente com a sua irmã mais velha, o seu pai e a senhora Nanny, após ter sabido que a saída de sua mãe do Hospital tinha sido adiada.

Com toda a sua força, embora ainda bem pequena, resolve aventurar-se sozinha para ir ter com a sua mãe, mas acaba por se perder. Satsuki preocupada com as notícias que tinham chegado do Hospital vê-se envolvida em outro desespero, o desaparecimento da sua irmã mais nova. Esta situação acaba por originar uma onda de solidariedade em que toda a população se empenha em encontrar a criança, e Satsuki juntamente com Kanta, amigo desta, acabam por conseguir encontrar Mei perdida pelo caminho.

É graças ao Catbus que aparece junto de Totoro que este leva as irmãs ao destino pretendido, permitindo que estas pudessem entregar o que desejavam e ao mesmo tempo saber que sua mãe estava bem e que seu pai a tinha ido visitar. Dias mais tarde esta sairia do Hospital, indo para casa e ficando toda a família reunida de vez.

Tonari no Totoro vem assim demonstrar que nada nesta vida é impossível de ocorrer, pois o mundo encantado do livro de Mei, tinha saltado do papel para a realidade. Quando se acredita com vontade e o coração tem fé, então tudo o que outrora parecia ser impensável, pode de facto vir a suceder.

Apesar de ser um drama envolto em fantasia, retrata uma história onde é transmitida a ideia de esperança, amizade, confiança, interajuda, que o coração humano pode e sabe fazer o bem, que a união faz a força e que nunca podemos desistir, pois devemos lutar sempre por aquilo em que acreditamos.

Este anime teve tanto êxito que a personagem Totoro é um símbolo de vendas em todo o Japão, comercializando-se todo o tipo de artigos dedicados a esta personagem, desde peluches, porta-chaves a mochilas, entre outros, que fazem as delícias dos fãs e de todas as crianças.

Para os seguidores deste género de animação, sem dúvida que é uma excelente aposta, já para não falarmos na adorável personagem em questão, e pelo facto de ser um dos grandes êxitos do Studio Ghibli e de Hayao Miyazaki, continuando após todos estes anos a ser uma figura muito querida de todo o público japonês.

Escrito por: Mia Mattos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.