Loading...
AnimeArtigos

Tytania

Anime criado pela mesma pessoa que está por trás do sempre amado e genial Legend of the Galactic Heroes (no título original 銀河英雄伝説 – Ginga Eiyū Densetsu). Tytania funciona como uma versão do mesmo, mas mais infantil, menos inteligente e infinitamente mais básico.

1

A história tem muitos pontos em comum: um império maléfico, mas com um pouco mais para além disso, está em oposição com um grupo de rebeldes, com um pouco mais para além disso. Infelizmente o “mais para além disso” é mesmo muito pouco. Assim, temos uma narrativa altamente simplificada, que não faz um uso correcto de todos os seus personagens. Estes, apesar de estarem em oposição uns com os outros, são esquecíveis e aparentam estar ali, na sua maioria, apenas para satisfazer um certo ego vaginal.

Não têm qualquer tipo de densidade e muitas vezes perdem o seu objectivo para existir. Isto acontece de tal forma que a maioria dos personagens apresentados inicialmente acaba por ser esquecido, em preferência do nosso “principal”, um jovem cheio de ideias (que nunca são relatadas, mas estão lá!) e com muito bom ar que luta por um mundo melhor. Infelizmente, nunca temos um vislumbre sobre esta poética ideia do “mundo melhor” e temos então um personagem oco sem ideologia.

2

Podemos admitir que a arte está bastante aceitável. Sem erros de maior, temos uma paleta brilhante e designs complexos, apesar de completamente ilógicos. Nunca hei-de perceber como, nestes exércitos, estão todos vestidos de maneira diferente, mas isso é crime constante de todos os animes e séries que falam sobre um ambiente bélico. Os cenários não têm grande detalhe, mas estão bem explorados e, no geral, a forma como a imagem está descrita acaba por ter um efeito de originalidade bem patente. Poderia ter havido, ainda assim, mais detalhe na maquinaria e armamento.

A banda sonora da série não se destaca, é mais uma que cumpre o seu papel e que tem todos os cânones para um enredo deste tipo. Com um início e final epopeicos, inspira-nos a viver esta luta entre facções de forma muito clássica, tomando livre inspiração nos temas que nos apaixonaram no passado. O que talvez mereça um destaque é o tema de encerramento interpretado pelo duo Psychic Lover (Yoffy – voz e Imajo – guitarra).

3

Tytania (タイタニア) é baseado numa “light novel” escrita por Yoshiki Tanaka e que podemos comparar a um Legend of the Galactic Heroes mais acessível mas muito menos interessante. Foi adaptada para versão animada pelo credenciado realizador Noboru Ishiguro que tem no seu currículum séries como Ginga Eiyu Densetsu (Legend of the Galactic Heroes) e que trabalhou também em clássicos como Astroboy e Mirai Shounen Conan. Os 26 episódios foram transmitidos no canal de satélite BS-2 em Outubro de 2008.

Em conclusão, Tytania é um Legend of the Galactic Heroes mais acessível mas muito menos interessante. Por esse motivo recomedo-vos que assistam a série foi buscar toda a inspiração.

Escrito por: Carol Louve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.