No final de Março a Square Enix revelou que Final Fantasy XV será lançado para a Playstation 4 e Xbox One no dia 30 de Setembro deste ano. Até lá os fãs podem jogar o Platinum Demo Final Fantasy XV, uma pequena viagem pelo essencial do jogo, desde o gameplay, a cenários e mobs.
A demo, cujo conteúdo não fará parte do jogo final contrariamente ao episódio Duscae, leva-nos até um jovem Noctis, o protagonista, enquanto este viaja pelo mundo dos sonhos, guiado por um pequeno animal (provavelmente o seu brinquedo favorito).
A viagem começa numa pequena floresta, passando depois para um mundo gigante que definitivamente lembra Alice no País das Maravilhas, e termina algures nas ruas do reino de Noctis, onde enfrentamos o boss final.
Durante o gameplay podemos encontrar no chão vários botões que acionam diversas ações, desbloqueados através de cristais espalhados ao longo do caminho. Uns alternam o tempo (chuva, enevoado, ou sol), outros mudam a hora (amanhecer, dia, entardecer, ou noite), existem ainda alguns que nos transformam em mobs, outros que fazem aparecer mobs (dando a conhecer alguns dos inimigos do jogo final), e alguns que fazem aparecer uma carrinha ou carro (onde podemos testar a condução).
Contudo o jogo não é apenas uma viagem pacífica que nos dá a conhecer os diversos ambientes e mobs que podemos esperar em Final Fantasy XV. Pelo caminho somos confrontados com alguns inimigos, oferecendo a oportunidade de explorarmos o gameplay de batalha.
Se há algo que tenho de elogiar é a facilidade e fluidez de trocar de arma durante os ataques (consistindo num martelo e uma espada de brincar que se transformam em armas reais no final). É possível começar um ataque com a espada, por exemplo, e entre dois ataques alternar para o martelo sem que haja uma “paragem” na batalha que abra a oportunidade de sermos atacados. Isto será ideal para quando precisarmos de mudar entre armas de longo e curto alcance, tornando as batalhas mais interativas e estratégicas.
No combate final somos apresentados a uma espécie de boss final que pede um pouco mais de nós. Enquanto os inimigos normais são facilmente derrotados (até em demasia), o boss exige que usemos um pouco mais da nossa habilidade, servindo também para nos mostrar que diferentes mobs terão estratégias diferentes de serem derrotados, especialmente pelo facto de poderem defender-se das nossas armas. É neste cenário que podemos usar magia pela primeira vez no demo.
Em termos de defesa existe um “auto-dodge” (não dependente de mana ou stamina) útil para batalhas envolvendo um grande número de inimigos. E podem ainda usar o Wrap, uma habilidade que nos permite teletransportar para a frente, seja para nos aproximarmos seja para nos afastarmos de algo.
Os gráficos não são os melhores, encontrando-se inferiores aos do episódio Duscae. Apesar de ser compreensível, pelo que esta é apenas uma demonstração do que poderemos encontrar na versão final, é pena não nos darem um pouco do que realmente serão os gráficos de Final Fantasy XV.
A demo está disponível em várias línguas, nomeadamente Inglês, Japonês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Russo, e Português do Brasil. Quanto ao áudio ele está em Japonês e Inglês, e poderão ainda escolher entre som Stereo e Sound Surround.
Se estiverem curiosos para conhecer o mais recente título da saga Final Fantasy, a demo (gratuita) é sem dúvida uma experiência a não perder!
Escrito por: Ângela Costa
Alan Morais Godinho
Incrivel! Adoraria ter um Ps4 nessas horas! Meu deus! *______* Perfeito!!